terça, 16 de abril de 2024
Cidade

São Carlos comemora Dia Nacional do Livro Infantil

18 Abr 2011 - 16h14

O prefeito Oswaldo Barba esteve na manhã desta segunda-feira (18) na Praça Coronel Paulino Carlos, em frente à igreja Catedral, para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, que foi marcado pelo lançamento da segunda edição do Pé de Livro - projeto de incentivo à leitura desenvolvido pela Coordenadoria de Meio Ambiente em parceria com o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI), ambos da Prefeitura. Em 18 de abril nasceu o escritor Monteiro Lobato.

O Pé de Livro consiste em associar a ideia de meio ambiente com o incentivo à leitura e, para isso, fixa livros de um autor específico em uma árvore. Nesta edição, o autor escolhido foi Rubem Alves. Durante o lançamento, o prefeito destacou a importância da leitura para despertar a cidadania nos jovens. O prefeito lembrou ainda a existência de 3 bibliotecas municipais e 8 escolas do futuro que colaboram com a formação do cidadão de São Carlos. "Em um ranking feito pelo Ministério da Cultura sobre a quantidade de bibliotecas por habitante, dos 5.565 municípios do Brasil, São Carlos ficou em 5º lugar. Está melhor que muitas capitais", destaca.

Barba estava acompanhado do vice-prefeito, Emerson Leal, da secretária de Educação, Lourdes Moraes, Paulo Mancini, coordenador do Meio Ambiente e da coordenadora do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI), Claudete Sacomano. O vereador e regente da Banda do Colégio Cecília Meireles, Roberto Mori Roda, também participou do evento. Os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB), Janete Lia, e da Escola Estadual Coronel Paulino Carlos também acompanharam o evento.

A primeira edição do Pé de Livro aconteceu em 2009 e teve como autor tema Samuel Murgel Branco que teve seus livros colocados em uma árvore.

Para finalizar o lançamento do projeto, os alunos das escolas e o público da praça puderam acompanhar a peça infantil "A Pipa e a Flor" baseada na obra do autor tema desta edição, Rubem Alves.

Mais detalhes
O Pé de Livro foi criado em 2009 pela Coordenadoria de Meio Ambiente com o objetivo de despertar nos alunos, desde a infância, o interesse pela leitura de bons livros e também de conscientizá-los sobre os problemas voltados para a temática ambiental. A contribuição que se pretende trazer é a reflexão sobre a importância da construção da cidadania ambiental, destacando-se a relevância da interação do homem com o meio ambiente, de forma sustentada. A partir do projeto Pé de Livro desenvolve-se rodas de conversa e dinâmica. As crianças, sentadas debaixo de uma árvore, folheiam os livros, fazem perguntas e trabalham com as histórias e também com a estratégia da árvore que produz livros.

Rubem Alves
Rubem Alves nasceu no dia 15 de setembro de 1933, em Boa Esperança, sul de Minas Gerais, é um psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro, é autor de livros e artigos abordando temas religiosos, educacionais e existenciais, além de uma série de livros infantis. Entre suas obras estão "A Árvore e a Aranha", "A História dos Três Porquinhos", "A Libélula e a Tartaruga", "A Menina, a Gaiola e a Bicicleta", "Conversas com quem gosta de ensinar", "Histórias de quem gosta de ensinar", "Entre a ciência e a sapiência",  "Filosofia da Ciência e Conversas sobre Educação".

Leia Também

Últimas Notícias