quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

São Carlos, Araraquara e Ibitinga recebem certificado de Cidade Resiliente

19 Set 2013 - 14h46
Coronel Marco Aurélio Alves Pinto, coordenador estadual da Defesa Civil do Estado de São Paulo e chefe da Casa Militar. (Foto: Tiago da Mata / SCA). - Coronel Marco Aurélio Alves Pinto, coordenador estadual da Defesa Civil do Estado de São Paulo e chefe da Casa Militar. (Foto: Tiago da Mata / SCA). -

As cidades de São Carlos, Araraquara e Ibitinga receberam na manhã desta quinta-feira (19), o Certificado de Compromisso de Resiliência aos Desastres.  O evento foi realizado no Hotel Anacã, em São Carlos,

Participaram da cerimônia o vice-prefeito de São Carlos, Claudio Di Salvo, o prefeito de Ibitinga, Florisvaldo Antonio Fiorentino, Coronel Marco Aurélio Alves Pinto, Coordenador Estadual da Defesa Civil do Estado de São Paulo e Chefe da Casa Militar, Amarildo Calegare, Coordenador Regional da Defesa Civil, entre outras autoridades da região.

De acordo com o coronel Marco Aurélio Alves Pinto, chefe da Casa Militar, cidades resilientes são cidades que estão organizadas e planejadas para que num momento de desastre, principalmente natural, elas voltem à normalidade no menor tempo possível de forma organizada e planejada. "As cidades aqui da região estão começando a assumir o compromisso internacional perante a ONU e ao Governo do Estado de São Paulo, que está dando todo o apoio a esta campanha para que as cidades sejam resilientes", afirmou o coronel.

Ainda segundo ele, uma cidade que adere ao plano pode atrair investimentos. "Temos dois focos, primeiro reduzir o número de vitimas fatais e feridas, melhorar a qualidade de vida da população e também o foco econômico. As cidades que entram nesse programa são cidades seguras e acabam atraindo investimentos nacionais e internacionais", explicou.

Florisvaldo Fiorentino, prefeito de Ibitinga; Claudio Di Salvo, vice-prefeito de São Carlos. (Foto: Tiago da Mata / SCA).

Evento

Para o 1º Tenente Rangel Moreira Gregório do Corpo de Bombeiros de São Carlos, que esteve no evento representando o Adjunto Regional da Defesa Civil, o evento de hoje foi muito importante para difundir o conceito de cidade resiliente para as cidades da região.

"Hoje São Carlos e Ibitinga receberam o certificado de que ingressaram neste processo, que é longo e tem que cumprir várias etapas. O objetivo nosso aqui é que outras cidades da região passem a fazer parte deste grupo de cidade resilientes. A importância das cidades participarem deste programa, no caso dos Bombeiros, se vincula ao fato de que nós estamos relacionados às emergências e uma cidade que consegue resistir, que tem condições, tem preparo, é muito mais fácil para nós trabalharmos", explicou ele.

Gregório afirmou ainda que a prevenção é o fator primordial em qualquer situação e que uma cidade que já tem uma estrutura, um plano de emergência e que é considerada resiliente, reage muito melhor e mais rápido a uma situação de emergência.

http://media.saocarlosagora.com.br/uploads/imagens2/sccidadesresilientes35.jpg

Leia Também

Últimas Notícias