sexta, 19 de abril de 2024
Superação

São-carlense participa da comemoração de um ano do Ramal Centro Paulista do Caminho da Fé

02 Dez 2019 - 14h41Por Redação
São-carlense participa da comemoração de um ano do Ramal Centro Paulista do Caminho da Fé - Crédito: Lau Menezes Crédito: Lau Menezes

O Ramal Centro Paulista do Caminho da Fé, que vai de Borborema a São Carlos, passando por Itápolis, Ibitinga, Tabatinga, Nova Europa, Gavião Peixoto, Boa Esperança do Sul, Trabiju, Ribeirão Bonito, completou um ano e para celebrar uma festa foi organizada e contou com a presença do são-carlense Ubirajara Teixeira, o Bira, membro do grupo Voluntários Sertanejos do Bem.

A festa aconteceu domingo, 1º, e contou com a presença de mais de 100 peregrinos, sendo 50 a pé e 50 ciclistas, que percorreram um trajeto de aproximadamente 30 km, entre Borborema, onde houve café da manhã, e Itápolis, com almoço beneficente em prol Abrigo Rainha da Paz, o asilo da cidade. 

Autoridades e figuras marcantes realizaram o percurso como o prefeito de Borborema Vladimir Antonio Adabo; o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Borborema, Marcio Cardoso de Oliveira; e José do Alho, de Santa Rita do Passa Quatro, que há 27 anos realiza o Caminho da Fé até Aparecida (SP); entre outros.

Bira, que é o representante do Caminho da Fé em São Carlos, disse ter sido prazeroso participar, pois realmente é um momento de fé. “Temos que lembrar que quem faz o Caminho da Fé é realmente pela fé, no começo deste ano eu fui de São Carlos até Aparecida, sei o quanto é gratificante. Representar a cidade onde moro, São Carlos, em um projeto desse é uma satisfação enorme”, comentou.

O Ramal Centro Paulista do Caminho da Fé tem o início em Borborema e passará por Itápolis, Ibitinga, Tabatinga, Nova Europa, Gavião Peixoto, Boa Esperança do Sul, Trabiju, Ribeirão Bonito e São Carlos, totalizando 207 quilômetros.

Após chegar na Catedral de São Carlos Borromeu, os romeiros continuam percorrendo os outros roteiros que levam até ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida.

SOBRE CAMINHO DA FÉ

O Caminho da Fé possui rotas de estradas rurais sinalizadas para dar estrutura aos que desejam fazer a peregrinação até o Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida. No Estado de São Paulo existem 10 ramais criados para esta finalidade.

O projeto foi lançado em 2003, na cidade de Águas da Prata, inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

Leia Também

Últimas Notícias