sábado, 20 de abril de 2024
Readequação concluída

Santa Casa volta a receber pacientes para atendimento na Câmara Hiperbárica

02 Set 2019 - 06h50Por Redação
Santa Casa volta a receber pacientes para atendimento na Câmara Hiperbárica - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Queimaduras, pé diabético, pancreatite aguda, erisipela, osteomelite (infecção nos ossos). A Câmara Hiperbárica ajuda no tratamento de uma infinidade de doenças e problemas de saúde: “o funcionamento da Câmara Hiperbárica é baseada nas leis da Física, onde você tem o aumento da pressão atmosférica. Com essa alteração da atmosfera, o oxigênio 100%, liberado pelo equipamento, entra mais no seu sangue, seu sangue fica mais oxigenado, e com isso, favorece a cicatrização, ou a cura de várias patologias”, explica Rose Furlan Daniel, médica especialista em Medicina Hiperbárica, Cirurgia Vascular e Emergência do Hospital São Paulo, de Ribeirão Preto.

O serviço volta a funcionar na Santa Casa de São Carlos nesta segunda-feira, 2.

O tratamento, que começou a ser oferecido em 2011, de forma terceirizada, foi interrompido por seis meses, depois que o hospital assumiu o serviço e usou esse período para fazer readequações. “Os protocolos de atendimento foram revistos e os equipamentos reajustados dentro das normas da Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica, tudo isso com consultoria feita pela equipe do Hospital São Paulo, de Ribeirão Preto, que tem experiência de 20 anos na área”, explica a coordenadora dos Ambulatórios da Santa Casa, Niceli Capellini.

Apenas outros 20 municípios paulistas têm esse serviço, segundo a Sociedade Brasileiras de Medicina Hiperbárica. E São Carlos é a única cidade no centro do Estado a oferecer esse tipo de atendimento.

Para a médica especialista do Hospital São Paulo de Ribeirão Preto, que ajudou nesta reestruturação, Rose Furlan Daniel, a mudança é fundamental pra qualidade do atendimento: “o que eu vejo é a preocupação do hospital, da Santa Casa, em oferecer o melhor serviço ao paciente, utilizando para isso, de todas as normas, protocolos e tudo que tem de melhor para oferecer ao paciente daqui de São Carlos.

Vão ser atendidos pacientes do SUS encaminhados pela Prefeitura e dos onze convênios mantidos no hospital. Para quem quiser ter acesso ao atendimento particular, também tem pacotes mais acessíveis oferecidos pela Santa Casa.

A enfermeira especialista em Medicina Hiperbárica do Hospital São Paulo, Jussara Costa, também ajudou na capacitação da equipe da Santa Casa: “quanto mais a gente estiver dentro das normas, a equipe trabalha com uma segurança maior, o paciente também tem uma segurança maior. E é o primeiro hospital no entorno de São Carlos, que tá reabrindo o serviço com um grande potencial, com dois equipamentos novos, equipe totalmente preparada. É um ganho pra população”.

 

Leia Também

Últimas Notícias