sexta, 29 de março de 2024
Conferência

Santa Casa reúne profissionais da Saúde para abrir a Semana de Segurança do Paciente

16 Abr 2019 - 06h50Por Redação
Santa Casa reúne profissionais da Saúde para abrir a Semana de Segurança do Paciente - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Segurança do Paciente está no centro das atenções da Santa Casa de São Carlos. Com o foco na qualidade do serviço e no atendimento adequado a Instituição reuniu profissionais que atuam na área de Saúde na noite desta segunda-feira, 15, para o início da Semana de Segurança do Paciente.

Mais de 90 pessoas lotaram o Auditório da Santa Casa para participar da palestra “Medicação sem danos: A Importância da Equipe de Enfermagem”, ministrada pela Professora Doutora, Carmem Silvia Gabriel do Departamento de Enfermagem da USP Ribeirão Preto.

A conferência abordou as boas práticas da enfermagem ao administrar a medicação no paciente. Por meios de casos clínicos mostrou mecanismos que ajudam a evitar enganos durante a medicação.

A solenidade contou ainda com a professora doutora da Universidade federal de São Carlos (UFSCar), Silvia Helena Zem Mascarenhas e coordenadora do Núcleo São Carlos da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP).

Com o slogan “Todos Juntos pela Segurança do Paciente” o Núcleo de Segurança do Paciente pretende sensibilizar funcionários, familiares e o próprio paciente sobre a importância da sua atenção no atendimento durante a internação ou por sua passagem pelo hospital.

O programa de Segurança do Paciente prevê uma fiscalização contínua e contundente para que essas ações sejam cumpridas à risca. “O importante é compreender que todos nós estamos envolvidos na segurança do paciente, todos nós somos a segurança do paciente”, afirmou a gerente de Práticas Assistenciais da Santa Casa, Vanísia Sulpino.

Ela ainda afirmou que há um ano o Núcleo de Segurança do Paciente foi reorganizado, os subnúcleos refeitos agregando funcionários de outros setores além da equipe assistencial. “Protocolos foram institucionalizados e aplicados e uma comunicação direcionada efetivada para sinalizar os pilares da segurança do paciente”.

A semana promovida pelo Núcleo de Segurança do Paciente, coordenado pela enfermeira Maria Carolina Bonelli conta ainda com ações na terça e quarta-feira para onde serão apresentadas as experiências positivas dos funcionários angariadas no último ano e o resultado das ações do Núcleo.

“Iremos apresentar a devolutiva da agenda criada nesse período com inúmeras questões que envolve a nossa responsabilidade ao acolher o paciente, e de agregar a família e o visitante ao projeto”, relatou.

Na avaliação dela, os pacientes e acompanhantes podem contribuir com as ações de segurança e qualidade durante a internação.  É importante que o paciente e a família e forneçam informações a seu respeito ou a respeito de quem está acompanhando, como doenças e tratamentos”, acentuou a enfermeira.

O médico e diretor superintendente da Santa Casa, Daniel Bonini ressalta que a segurança do paciente historicamente sempre recaiu sobre os médicos e enfermagem. Mas isso vem mudando nas duas últimas décadas.

“O gestor passou a ter responsabilidade sobre o paciente e a ter um papel fundamental na garantia das ações de seguridade durante o tratamento para que os funcionários tenham respaldo para cumprir os protocolos de segurança”.

Leia Também

Últimas Notícias