Menu
quinta, 25 de fevereiro de 2021
Cidade

Santa Casa recebe dez novos residentes para aula inaugural

01 Mar 2016 - 06h08Por Redação
Com dez novos médicos recém-formados, Departamento de Ensino da Santa Casa começa o segundo ano da Residência Médica. Foto: Hever Costa Lima/Divulgação - Com dez novos médicos recém-formados, Departamento de Ensino da Santa Casa começa o segundo ano da Residência Médica. Foto: Hever Costa Lima/Divulgação -

A Residência Médica da Santa Casa inicia o segundo ano de atividade com um grupo formado por dez novos médicos em busca de especialização. Serão médicos recém-formados que iniciam o programa em Ortopedia (2), Cirurgia Geral (2), Clínica Médica (2), Pediatria (4).

Contando com os seis médicos do que ingressaram no programa em 2015, a Santa Casa terá, partir de agora, 16 médicos em processo de especialização. A Aula Inaugural acontece nesta terça-feira, 1º de março, no Auditório da Santa Casa, às 8 horas.

A programação da Aula Inaugural terá as boas-vindas da Mesa Administrativa comandada pelo mesário e procurador administrativo da Provedoria, Paulo Roberto Sobreira Beatrice. A abertura conta ainda com o coordenador do Departamento de Ensino, o médico Carlos Fischer de Toledo; o vice coordenador do Departamento de Pediatria, André Giusti; o gerente Hospitalar Eduardo Pramparo.

Em especial a Ortopedia comemora em 2016 a aprovação de seu programa pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - SOBT. A chancela da Residência Médica em Ortopedia pela SBOT coloca a especialização entre as mais conceituadas do País.

A seleção da Residência Médica, que foi realizada em fevereiro, contou com cerca de 70 médicos inscritos, o que gerou uma estatística de 5 por vaga, número considerado pelo Ministério da Educação como excelente.

Os novos residentes terão oportunidade de conhecer o programa de cada ária com os respectivos médicos coordenadores de Ortopedia (Rodrigo Bezerra de Menezes Reiff), Cirurgia Geral (Claudio Ricardo de Oliveira); Pediatria (José Oliveira Jorge Neto); Clínica Médica (Robson Poul Tiossi) e Ginecologia (Elvira Zanettea).

De acordo com Fischer, foi feita a solicitação para incluir Oftalmologia entre as especialidades. "Estamos aguardando a visita da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do Ministério da Educação (MEC), para aprovação", relatou.

Fischer ainda ressalta que desde 2014 a Santa Casa abriga o Internato Médico Hospitalar através da construção de convênio com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). "Agora com a Residência Médica estamos a um passo para que obtenhamos o reconhecimento como Hospital de Ensino".

O provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior ressaltou a importância do hospital em criar o Departamento de Ensino, que promova o crescimento de números de médicos em áreas estratégicas para a instituição. "Se todas as vagas das especialidades forem preenchidas a Santa Casa terá 16 residentes em 2016, contando com os seis que estão concluindo o primeiro ano em dezembro".

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias