terça, 16 de abril de 2024
Cidade

Santa Casa inaugura unidade de fotodinâmica destinada ao tratamento oncológico

09 Mai 2015 - 10h16
0 - 0 -

A Santa Casa de São Carlos inaugura a Unidade de Terapia Fotodinâmica que irá oferecer a população, de forma gratuita, tratamento com tecnologia desenvolvida pelo Grupo de Ótica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da Universidade de São Paulo (USP). A nova Unidade será inaugurada amanhã, 9, às 10 horas, na rua Serafim Vieira de Almeida 337, prédio próximo à Santa Casa.

A tecnologia que será oferecida tem como base a luz, uma nova referência para tratamento do câncer de pele, mas também reduz os efeitos colaterais da diabetes, além de atenuar as dores provocadas pelas artrites e artrose. O sistema também atua no tratamento da mucosite, para pacientes que sofrem de efeitos secundários relativos a quimioterapia e radioterapia.

O serviço oferecido à sociedade é inédito na região de São Carlos, e a Santa Casa será uma das poucas instituições do País a ter essa tecnologia inovadora na atenção à saúde, de forma gratuita e para toda a sociedade.

O Grupo de Óptica do IFSC/USP desenvolve diversas pesquisas, principalmente aquelas que visam uma aplicação direta em benefício da sociedade. Na área de saúde, a fotônica tem sido utilizada em várias aplicações, tais como: biomodulação de respostas celulares, processamento de materiais e tecidos biológicos e tratamento de tumores. Nesta última, a interação da luz com o agente fotossensibilizador, na presença do oxigênio, resulta na terapia Fotodinâmica, uma técnica aplicada, por exemplo, para o tratamento local do câncer de pele.

Para o professor e doutor Vanderlei Salvador Bagnato, que está à frente das pesquisas na área de Fotodinâmica no IFSC, em São Carlos, a instalação destes equipamentos na Santa Casa traz a interação entre as diversas equipes de pesquisadores do Grupo de Óptica, e reafirma a diretriz do departamento que é realizar ciência e inovação com responsabilidade social. "Isso significa que ações como essa proporciona para quem trabalha com ciência, a possibilidade de colocar em prática as inovações, com benefício direto para a sociedade. Não estamos fazendo isto há três meses, estamos fazendo nos últimos 25 anos. A ciência paga pelo povo tem que ter um retorno possível direto ao povo", declarou Bagnato ao reforçar a importância das instituições USP e Santa Casa oferecerem um serviço de excelência de forma gratuita.

De acordo com o provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior trazer inovação no tratamento para os pacientes vai ao encontro da meta traçada pela Mesa Administrativa da Santa Casa, que busca excelência na atenção à saúde. Contudo, ele ressaltou que, o mais importante, é trazer alento a quem já está debilitado com a doença. "Esses tratamentos que a Fotodinâmica oferece, proporciona uma melhor qualidade de vida aos pacientes e mais tranquilidade às famílias. Além disso é de grande relevância para o hospital ter o IFSC da USP São Carlos como parceiro na difusão de novas tecnologias".

Para o médico radio-oncologista e coordenador clínico do serviço de Radioterapia da Santa Casa, Flávio Guimarães, a terapia Fotodinâmica é uma das mais avançadas no tratamento lesões provocadas por câncer da pele e funciona por meio de uma reação fotoquímica, em que há a combinação da incidência de laser sobre uma região da pele onde é aplicado um corante específico. O produto é absorvido principalmente por células cancerosas e pré-cancerosas, que as destrói seletivamente por meio de um processo de oxidação celular e preserva a pele normal.

"Além de não deixar cicatrizes e de proporcionar eficiência significativa, o procedimento também trata de lesões que ainda não seriam possíveis de serem observadas, ou seja, presentes nas regiões próximas às lesões tratadas, que também poderiam ser consideradas de risco", explica o médico.

A Unidade de Fotodinâmica da Santa Casa de São Carlos irá oferecer sistema de tratamento fotodinâmico para câncer de pele; para o designado "pé de diabético"; o tratamento prevê atenuar dores relativas a artrites e artroses e ainda de tratamento fotodinâmico da mucosite, para pacientes que sofrem de efeitos secundários relativos a quimioterapia e radioterapia.

 

Leia Também

Últimas Notícias