sexta, 29 de março de 2024
Palestras

Santa Casa expande o conhecimento acadêmico por meio da Reunião Científica

19 Abr 2019 - 07h09Por Redação
Santa Casa expande o conhecimento acadêmico por meio da Reunião Científica - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A reunião científica é uma atividade educacional, no formato de encontros periódicos entre a comunidade acadêmica e profissional, para atualizações e discussões sobre assuntos relacionados à área da saúde no contexto interdisciplinar.

O departamento de Ensino da Santa Casa de São Carlos atento a essa questão, abre a agenda das reuniões científicas de 2019, para promover o conhecimento e a interlocução entre as várias áreas assistenciais.

A área da saúde é uma das que mais avançam em pesquisas e desenvolvimento no País. Sendo fundamental ao profissional do segmento a atualização periódica frente às inovações tecnológicas, a crescente produção científica e as necessidades sociais da área.

No próximo dia 24 de abril, quarta-feira, acontecerá mais uma Reunião Científica no Auditório da Santa Casa a partir das 18h30, com a palestra “Imunodeficiências Primárias. O que é preciso saber?” conduzida pela a médica pediatra imunologista e docente adjunto do departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Flávia Gomes Pileggi Gonçalves

As Imunodeficiências Primárias (IDPs) formam um grupo de mais de 300 doenças genéticas, ainda desconhecidas por boa parte dos médicos. O evento integra as ações da Semana Mundial das Imunodeficiências Primárias. O objetivo da palestra é aumentar a conscientização e compreensão dos profissionais e estudantes da área da saúde sobre o assunto e discutir as melhorar as práticas assistenciais visando a diminuição da morbimortalidade dessas inúmeras doenças.

“Atualmente, inúmeros casos são acompanhados por médicos de diferentes especialidades antes de se chegar ao diagnóstico correto, sendo que muitos desses nem chegam a receber tal diagnóstico”, afirmou a palestrante.

A médica ainda complementa que “os tratamentos são específicos, alguns apenas realizados em centros especializados, quanto mais cedo ocorrer o diagnóstico correto, maiores as chances dos pacientes evoluir com menos sequelas, com melhor qualidade e expectativa de vida”.

Visando a equipe multidisciplinar e a comunidade, no dia 25 de abril, às 10 horas, também no Auditório da Santa Casa, acontecerá a palestra “Boas Práticas na Prevenção de Infecções Durante a hospitalização”, com a doutora em Enfermagem pela Unicamp e coordenadora do programa de pós-graduação em Enfermagem da UFSCar, Rosely Moralez de Figueiredo.

A palestra tem como proposta discutir os protocolos que quebram a cadeia de contaminação por microrganismos e interromper a transmissão durante a hospitalização do paciente. “É importante identificar precocemente qual paciente tem maior probabilidade de adquirir uma infecção e protege-lo dos riscos”, ressaltou.

No dia será abordado ainda o papel do acompanhante e familiar durante a hospitalização. Como ele deve se comportar para evitar contaminado de um paciente.

O analista de ensino André Mascaro ressalta a importância deste espaço de encontros entre a comunidade acadêmica, científica, assistencial, interdisciplinar e da sociedade nas atividades que as Reuniões Científicas proporcionam: “O intuito é proporcionar um ambiente para atualizações e trocas experiências e promover o conhecimento acadêmico. As Reuniões Científicas serão realizadas quinzenalmente com o corpo clínico, com o objetivo de apresentar e discutir casos clínicos entre grupos de médicos, residentes, enfermeiros, alunos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Assistente Social e a sociedade”, ressaltou.

Leia Também

Últimas Notícias