sábado, 20 de abril de 2024
Saúde

Santa Casa é reconhecida como instituição credenciadora de residência médica

13 Set 2019 - 14h06Por Redação
Santa Casa é reconhecida como instituição credenciadora de residência médica - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A primeira instituição a receber a vistoria da Santa Casa foi a Uniara, em Araraquara.

A vistoria começou na própria Universidade. Primeiro, a equipe analisou toda a documentação dos Programas de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria Clínica Médica e Cirurgia Geral, o regimento interno, convênios e as atas das reuniões. Depois, os examinadores entrevistaram os coordenadores das especialidades e conheceram os projetos pedagógicos desenvolvidos por eles. Em seguida, os avaliadores foram até à Santa Casa de Araraquara para conhecer e avaliar os ambientes onde acontecem os treinamentos dos residentes. Lá foram recebidos pela vice-coordenadora da Comissão de Residência Médica, Cynthia Mauro; pelo diretor técnico André Nogueira; pelo diretor clínico Dr. Michel Haddad e por outros sete profissionais do hospital.

Essa avaliação é feita com frequência por determinação da Comissão Nacional de Residência Médica(CNRM-MEC) para que se examinem as condições nas quais estão sendo ofertados os programas de residência médica.

A Santa Casa foi convidada para vistoriar os programas de residência da Uniara das quatro áreas básicas e por isso, a equipe de avaliadores teve um representante de cada uma dessas especialidades: Pediatria (Dr. José de Oliveira Jorge), Clínica Médica (Dra. Pâmela Francelin), Ginecologia e Obstetrícia (Dra. Bruna Parreira) e Cirurgia (Dr.Rafael Luis Luporini, que é também vice-coordenador da Coreme (Comissão de Residência Médica da Santa Casa São Carlos). Para o Dr. José de Oliveira Jorge, o credenciamento traz mais credibilidade para o hospital e para os profissionais: “Mostra que a nossa residência médica é de excelência. Porque se somos capazes de credenciar outros serviços, significa que a nossa equipe e a nossa estrutura estão muito bem preparadas”.

O resultado da vistoria vai ser entregue nesta sexta-feira (13/09) para a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do MEC.

A habilitação como Credenciadora de Programas de Residência Médica é mais um passo para que a Santa Casa seja reconhecida como um Hospital de Ensino. “Hoje nós ajudamos a capacitar até 900 estudantes da área de saúde por ano, entre alunos de cursos como Enfermagem, Fisioterapia, Gerontologia, Nutrição e Medicina e também dos cursos técnicos. Então, além de consolidar essa nossa vocação, a partir do momento em que a Santa Casa receber essa certificação, ela passará a receber recursos do Governo Federal através do MEC e do Ministério da Saúde. Isso vai aumentar a qualidade do atendimento e, portanto, os pacientes também vão ser beneficiados”, explica o gerente de ensino e pesquisa da Santa Casa, André Mascaro.

Leia Também

Últimas Notícias