sábado, 20 de abril de 2024
Recursos doados pelo Rotary

Santa Casa de São Carlos inaugura nova sala de parto na maternidade

11 Out 2019 - 07h48Por Redação
Santa Casa de São Carlos inaugura nova sala de parto na maternidade - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O novo espaço conta com foco de led que não esquenta, mesa cirúrgica nova, monitor e carro de anestesia com estativas de teto – suportes que mantêm os equipamentos suspensos, longe do chão, e que podem ser movidos pelos profissionais de acordo com as necessidades médicas. Isso diminui os acidentes dentro da sala e o risco de infecção.

A Nova Sala vai permitir que os médicos façam, num mesmo espaço, os três tipos de parto. “Isso garante mais segurança para o paciente e para o profissional. Porque durante um parto, cada minuto é precioso”, explica o coordenador médico da Maternidade, Cléber Amauri Amoroso Perotti.

Ao trazer mais segurança, a Nova Sala pode ajudar a incentivar os partos normal e vaginal. Já que, se houver qualquer emergência e necessidade de intervenção como uma cesárea, isso já pode ser feito no mesmo espaço. Hoje, o índice de parto normal é de 70%. Três anos atrás, era justamente o contrário: 70% dos partos eram por cesárea. Segundo o coordenador médico da Maternidade, Cléber Amauri Amoroso Perotti, “são muitas as vantagens do parto normal e vaginal: risco menor de hemorragia, a mãe tem que tomar menos remédios, a recuperação é mais rápida e fica mais fácil para mãe cuidar do bebê. Além disso, esse tipo de parto faz com que a descida do leite e a amamentação aconteçam mais facilmente. E agora, poder ter uma sala toda equipada para fazer qualquer procedimento de parto, vai ajudar as mães a confiarem na avaliação médica e, consequentemente, isso vai estimular o parto normal e vaginal”.

O valor do investimento foi de R$ 256.600,00, recurso doado pelo Rotary São Carlos Pinhal, em parceria com o Rotary Clube de Saronno, na Itália, e o Rotary Club de Clinton, nos Estados Unidos. Participam da cerimônia de inauguração da Nova Sala, o Diretor de Serviços para Novas Gerações do Rotary de Clinton, o norte-americano Thomas Paul Redington; o Governador do Distrito 4540, Gilberto de Carvalho, responsável por 73 clubes de 55 cidades; a Coordenadora das Casas da Amizade do Distrito 4540, Cláudia Pereira; o Governador Assistente, Guilherme Parsekian; a Coordenadora Assistente das Casas da Amizade, Marilu Parsekian; o Presidente Rotary Clube São Carlos Pinhal, Paulo Ceneviva; Marcia Regina Martinez, representando a presidente da Casa da Amizade de São Carlos; o Secretário Rotary Clube São Carlos Pinhal, José Luiz Ricchetti Ricci Silva. “Dentre as diversas áreas de investimento, a área de saúde materno-infantil é uma das nossas prioridades. Nós viemos mostrar as áreas em que nós já investimos e mostrar para nossos parceiros o que vem sendo feito com o dinheiro investido”, explica o presidente do Rotary São Carlos Pinhal, Paulo Ceneviva.

“Hoje, os 6 clubes do Rotary Clube de São Carlos são os nossos principais parceiros. Só o Rotary São Carlos Pinhal, além desse trabalho na Maternidade, também nos ajudaram a equipar a Sala Amarela do Pronto-Socorro e também o Banco de Sangue. Eles nos ajudam muito na nossa árdua missão de manter o hospital em funcionamento”, afirma o provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Júnior.

Leia Também

Últimas Notícias