quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Santa Casa de São Carlos implanta novo sistema de gestão hospitalar

16 Out 2014 - 09h40

Provedoria investiu no programa SoulMV que oferece em tempo real, a situação de cada paciente que passa por atendimento médico

A Santa Casa de São Carlos iniciou o processo de implantação do sistema SoulMV de gestão hospitalar que terá foco na informatização da unidade. A fase inicial será de levantamento dos processos internos utilizados atualmente para a transposição do arquivo para o novo sistema. A previsão é que em fevereiro de 2015 o Sistema MV entre efetivamente em produção.

O valor de investimento só na aquisição da licença de uso do sistema SoulMV foi de R$ 1 milhão. Esse valor vem através de empréstimo bancário especifico para esse tipo de projeto, que proporciona taxa de juros menores, que as habituais do mercado.

O objetivo da Provedoria e do setor administrativo do hospital é melhorar o tempo de execução do atendimento hospitalar, otimizar o controle de custos  e ter em tempo real o funcionamento de cada setor, além de eliminar desperdícios.

“Vamos poder reduzir o tempo de espera nos atendimentos e melhorar o serviço prestado à população. A intenção é deixar o sistema todo informatizado ágil e de fácil acesso ao setor administrativo e ao corpo clínico. Outro ganho com o MV, por exemplo, é o médico poder acessar informações sobre o quadro clínico do paciente a distância, pela tela do celular. Com isso o monitoramento será 24 horas do dia”, afirmou Gilberto Brina, Diretor Superintendente da Santa Casa.

O Sistema MV traz ainda o ganho com o fim dos papeis e da burocracia existente. “O intuito é acabar com a quantidade de papéis que hoje em dia produzimos para documentar os procedimentos”, explicou Brina, informando ainda que será possível monitorar online todos os procedimentos do hospital e garantir a cobrança por melhorias nos serviços.

“Vamos poder saber o tempo que cada pessoa ficou no hospital e qual o procedimento que foi feito, desde a chegada do paciente no Pronto Socorro até receber alta”, complementou Brina.

O provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior afirmou que a Santa Casa tem buscado recursos financeiros, através de programas dos governos estadual e federal, emendas parlamentares, como também investimentos com recursos próprios, a fim de ampliar a melhoria dos serviços prestados ao atendimento Sistema Único de Saúde (SUS), além dos convênios e particulares.

“Ao ingressarmos na rede estadual como "hospital estruturante" do SUS, consolidamos como referência em atendimentos de alta complexidade na região. Nada mais adequado que modernizarmos o atendimento e gestão para garantir a qualidade no atendimento”, declarou Morillas. O hospital é referência em saúde pública para uma população de 390 mil pessoas de cinco cidades, além de São Carlos.

A Santa Casa realizou no ano passado 638,7 mil atendimentos. Em média, 75% são feito pelo SUS. Estão incluídos nesse número 20,5 mil internações, e 11,6 mil cirurgias. Consultas ambulatoriais através do SUS foram 86,8 mil e 11,9 mil convênios e particulares. “Os números ratificam os investimentos”, afirmou o provedor.

De acordo com o gerente de Tecnologia de Informação (TI), Marcos Lourenço, o valor total de investimento do MV deve chagar a R$ 5 milhões, já que o projeto inclui custos não só de aquisição, mas de horas internas de trabalho.

“O projeto todo de TI envolveu a compra do novo Data Center com aquisições de servidores IBM, o Sistemas SoulMV, horas de treinamento, aquisição de equipamentos e licenciamentos”, relatou.

A empresa MV Informática possui experiência em sistemas de gestão de saúde. “Somos a primeira do setor no Brasil e é a terceira empresa de software do país. Buscamos a excelência para poder oferecer um serviço de qualidade aos funcionários e usuários”, comentou o gerente de projetos de implantação do sistema, Rodrigo Tavares.

Leia Também

Últimas Notícias