quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Santa Casa comemora Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos

Comissão de Captação e Transplante de Órgãos e Tecidos do hospital já realizou 11 captações de múltiplos órgãos

27 Set 2017 - 07h14Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A equipe da Comissão de Captação e Transplante de Órgãos e Tecidos da Santa Casa de São Carlos realiza nesta quarta-feira, 27, ações que marcam o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos. Entre as atividades ocorrerá a palestra da enfermeira Cibele Lourdes Rubert sobre Doação e Transplante de Órgãos, às 14 horas, no Auditório da Santa Casa, que fica na Rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, 573 - Vila Pureza.

O evento, que é aberto ao público, vai mostrar o que deve ser feito para a pessoa se tornar uma doadora e abordar a questão da solidariedade que atinge diretamente, a redução das filas de transplantes de órgãos.

Nessa data os funcionários da Santa Casa irão receber um boton com o laço verde que simboliza adesão da instituição à causa da doação de órgãos.

A Comissão da Santa Casa já conseguiu realizar desde 2009, quando foi criada, 11 captações de múltiplos órgãos; só em 2016 foram realizados quatro procedimentos e duas em 2017, segundo informações do médico e coordenador da Comissão de Captação de Órgãos da Santa Casa de São Carlos, Ivan Carlo de Manzano Linjardi.

Linjardi disse que é importante que a pessoa expresse em vida seu desejo de ser doador de órgãos, para que a família possa juridicamente, efetivar a doação.

O Ministério da Saúde ressalta que hoje, pela legislação brasileira, a retirada de órgãos e tecidos de pessoas com morte encefálica comprovada só pode acontecer após a autorização da família. Por isso, quem tem interesse em doar órgãos deve manter a família avisada, diz o governo.

O passo principal para você se tornar um doador é conversar com a sua família e deixar bem claro o seu desejo. Não é necessário deixar nada por escrito. Porém, os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte.

Linjardi ressaltou que a Santa Casa está preparada tecnicamente para que as equipes de captação façam os procedimentos cirúrgicos. Entretanto, reforçou o médico: o trabalho da Comissão só teve sucesso nas oportunidades de captação de múltiplos órgãos ocorridas desde 2012, porque as famílias estão informadas sobre a importância da solidariedade da doação.

"A conscientização da população sobre a importância desse ato de doação também é muito necessária para alcançar o objetivo de salvar vidas", comentou Linjardi.

Se você tem intenção de ser um doador, fale com a sua família e deixe bem claro este seu desejo. Não é necessário deixar nada escrito.

Após a sua morte, os familiares é que realizam a doação. Na hora certa, eles saberão respeitar o seu desejo.

As enfermeiras Maria Thereza Lazzarini e Cibele Lourdes Rubert, fazem parte da Comissão de Captação de Órgãos da Santa Casa de São Carlos.

Leia Também

Últimas Notícias