sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Santa Casa abre sindicância para apurar morte de dois pacientes da hemodiálise

13 Jun 2019 - 18h09Por Redação
Santa Casa abre sindicância para apurar morte de dois pacientes da hemodiálise - Crédito: Arquivo SCA Crédito: Arquivo SCA

A Santa Casa abriu sindicância para apurar os fatos que levaram a morte de dois pacientes da hemodiálise em São Carlos.

Os casos vieram à tona depois de uma postagem do vereador Marquinho Amaral em sua página em uma rede social. “Chegou ao meu conhecimento que dois pacientes da hemodiálise da Santa Casa faleceram e a internação de um terceiro na UTI. Estou solicitando, como vereador e fiscal do povo, a completa apuração dos casos. Não posso e não vou me omitir até ver a verdade esclarecida publicamente. Hoje, em contato com a chefe da Vigilância Sanitária, Dra Fernanda, já solicitei providências e logo mais a equipe do setor e funcionários da secretaria municipal de Saúde estarão dando início às apurações. Não é porque lutamos por mudanças naquele importante local que vamos nos omitir com possíveis erros da nova equipe, caso eles existam. Estou de olho”, escreveu o parlamentar solicitando esclarecimentos.

Em nota, a assessoria do hospital informou que a Instituição já vem tomando as medidas necessárias para consolidar as informações e trazer esclarecimento às famílias.

De acordo com a ABCDT (Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante) o índice de mortalidade na Nefrologia no Brasil é de 19,9% ao ano, de pacientes crônicos. O índice mensal no País está em 1,6%.

A Santa Casa de São Carlos, que assumiu a Nefrologia dia 5 de maio, registrou no primeiro mês de atendimento 1% de mortalidade dos pacientes crônicos. Abaixo da estatística nacional.

A Santa Casa de São Carlos lamenta as duas mortes ocorridas na Nefrologia e externa os sinceros sentimentos à família.

Leia Também

Últimas Notícias