sexta, 19 de abril de 2024
Parabéns!

Samu São Carlos completa 16 anos nesta quinta-feira (30)

30 Jun 2022 - 10h58Por Redação São Carlos Agora
Base do Samu São Carlos - Crédito: Maycon MaximinoBase do Samu São Carlos - Crédito: Maycon Maximino

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de São Carlos completa 16 anos nesta quinta-feira (30). Desde que foi implantado em 30 de junho de 2006, o serviço tem feito e a diferença na vida de quem precisa. Com uma equipe altamente preparada, o serviço é sempre uma fonte de esperança pra quem está, muitas vezes, entre a vida e a morte.

História do SAMU São Carlos

Antes do SAMU, a assistência de emergência adotava o modelo hospitalar sem seguir normas e protocolos hoje já existentes, de maneira desorganizada e desestruturada. O sistema de transporte de ambulância do município funcionava através de uma central com telefone simples, localizado na Unidade de Pronto Atendimento da Avenida São Carlos, (conhecida como UPA AVENIDA), sem o controle de equipes de saúde, onde as ligações eram atendidas por recepcionistas que não usavam critérios técnicos para envio de ambulância. Ou seja, o atendimento era feito por ordem de chamada e nem sempre pela gravidade do caso.

Em janeiro de 2006, seguindo diretrizes do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria Estadual da Saúde, frente à necessidade de mudança do atendimento as urgências da cidade, bem como mudança no perfil epidemiológico do cenário de urgência e emergência, foi iniciado um planejamento para implantação do SAMU na cidade, com o objetivo de estruturar o sistema de atendimento pré-hospitalar, tanto das unidades de pronto atendimento como os serviços de atendimentos móvel.

Em 30 de junho de 2006, a sede do SAMU São Carlos foi inaugurada na Avenida Professor Luiz Augusto de Oliveira na Vila Marina, onde funciona até hoje. Sendo assim, a cidade passou a contar com um serviço de ambulâncias qualificadas para atendimento pré-hospitalar, com materiais e medicações para atendimentos utilizando sistema de rádio interligado com a central, com todos os atendimentos regulados e orientados por um profissional médico. Em novembro de 2007, iniciaram-se as obras de ampliação da base do SAMU passando de 78 para 320 m².

Além de aprimorar o atendimento a população, o novo formato, proporcionou melhores condições de trabalho aos profissionais que atuam no serviço que funciona 24 horas por dia, mesmo aos fins de semana e feriados.

Em 2019 foi criada a base do Samu anexo a UPA da Vila Prado, com um investimento de R$ 179.229,18 na primeira gestão do prefeito Airton Garcia.

O SAMU 192 - Serviço e Atendimento Móvel de Urgência é administrado pelo município através da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelo atendimento pré-hospitalar, tendo como finalidade acolher o socorro a população em casos de emergência. O SAMU de São Carlos, conta com ambulâncias de transporte, suporte Básico, suporte avançado e serviço de motolância.

Leia Também

Últimas Notícias