quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Sabor de São Paulo reúne simplicidade e criatividade

Festival Gastronômico realizado em São Carlos definiu os quatro pratos classificados para a fase final

07 Jul 2015 - 21h56
Festival gastronômico definiu os pratos classificados para a fase final após degustação. - Festival gastronômico definiu os pratos classificados para a fase final após degustação. -

A nona etapa do Festival Gastronômico Sabor de São Paulo terminou na tarde/noite desta terça-feira, 7, no Senac São Carlos, quando foram conhecidos quatro pratos classificados para a final estadual que será realizado nos dias 14, 15, 16 de agosto no Parque Vila Lobos, em São Paulo. Na oportunidade estarão reunidas as melhores receitas das 15 regiões do Estado.

Promovido pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e pela revista Prazeres da Mesa, com o apoio do Senac, a nona etapa do Festival Gastronômico reuniu pratos e que agregam a história da culinária e até mesmo a cultura regional.

A fase são-carlense terminou com êxito absoluto na opinião dos organizadores e classificaram para a fase final Cordeiro embriagado com cuscuz de milho e couve crisp (Armazem Restaurante e Steakhouse), File à Cabana (Cabana Churrascaria),  Amor aos pedaços (D' Mamãe) e Bauru de Costela com Vinagrete de Couve (Braseiro Santo Antonio)

Foram finalistas da 9ª etapa o Armazém Restaurante e Steakhouse, Braseiro Santo Antonio, Chef Badra, Mosaico (de São Carlos), Arte & Sabor, Arquitetando na Cozinha com JP, Boteco Pé na Cova (de Araraquara) e Cabana Churrascaria, D' Mamãe, Bar 4 Cantos (Descalvado).

FINAL - São Carlos sediou uma das etapas do Festival Gastronômico Sabor de São Paulo pelo terceiro ano consecutivo. A final foi aberta às 15h com uma palestra do chef de cozinha André Castro, patrono do evento são-carlense. No encontro que durou duas horas, para uma plateia atenta que lotou o auditório do Senac, ministrou uma aula de cozinha gratuita. No cardápio, Dim Sum, Peize Azul, Laranja e Pimenta de Cheiro; Pururuca, Abóbora, Milho e Feijão; e por fim Torrija, Chantilly de Mel e Amendoim.

Na sequência, das 17h às 20h, houve a degustação dos pratos dos dez finalistas por um júri qualificado que definiu os classificados para a fase final.

CULINÁRIA CRIATIVA

A gerente Josiane Serrano, que está à frente do Senac São Carlos desde novembro de 2014 se mostrou satisfeita quanto a nona etapa do Sabor de São Paulo.

"O Senac vê neste evento um forte apelo regional. É um resgate cultura e um estímulo a gastronomia", disse. "Cada receita tem uma história e os pratos têm a simplicidade em sua essência. Mesmo assim são criativos e a cada ano mostram muitas novidades", emendou.

TURISMO E ECONOMIA

O secretário adjunto da Secretara de Turismo do Estado de São Paulo, José Roberto Cunha esteve presente ao evento e enfatizou a importância do Sabor de São Paulo. Para ele, o evento agrega turismo culinário e a movimentação da economia.

Durante a estadia em São Carlos e em entrevista exclusiva ao São Carlos Agora, ele disse que cada cidade tem uma virtude que atrai o turista. "Campos do Jordão tem um clima único; Guarujá e Santos, as suas praias; Olímpia, seu parque aquático. Acredito que o Festival Gastronômico que acontece em São Carlos irá difundir a culinária regional e que atrairão turistas. Isso atrairá pessoas que irão gastar. A economia se aquece e a arrecadação do município aumenta. Então o Sabor de São Paulo é fundamental", argumentou.

Cunha fez questão de dizer que os pratos finalistas do Festival passaram por uma avaliação minuciosa do Prazeres da Mesa, um dos parceiros. "Alimentação de primeira, sabor, qualidade dos produtos e higiene são prioridades para a elaboração desses pratos que valorizam a culinária regional", disse.

Ainda segundo o secretário adjunto os pratos vencedores do Sabor de São Paulo estarão em um guia que irá fornecer o roteiro gastronômico do Estado de São Paulo.

"Portanto um estímulo ao turismo e a uma alimentação de primeira qualidade", garantiu.

AMOR DA MAMÃE

Da lanchonete D' Mamãe, de Descalvado, uma receita com muito amor, que traduz o carinho de Sueila Assunção, de 33 anos, a Dona Merces.

"Amor em Pedaços", um doce de abacaxi com coco foi um dos finalistas da nona etapa do Sabor de São Paulo. Mineira, mas residindo em Descalvado, Sueila disse que aprendeu a cozinhar com a mãe, nas fazendas mineiras.

"Doces são tradicionais em Minas, em este não tinha aqui. É diferente e foi uma criação de minha mãe", disse Sueila que aceitou participar do evento após indicação de um amigo. "Aceitei o desafio para mostrar o meu trabalho e ser reconhecida", afirmou.

BAURU DIFERENTE

O Braseiro Santo Antonio, de São Carlos, apresentou na final o Bauru de Costela com Vinagrete de Couve. Um prato criado por Eduardo Galvão, 47 anos.

"Trabalho com costela, ponta de peito. Adoro este tipo de carne. Para elaborar o bauru de costela, adicionei tomate, couve cru e queijo fundido. E caiu no agrado", disse. É a segunda vez que participa do Sabor de São Paulo.

Segundo Galvão a participação no evento é importante, uma vez que o seu trabalho ganha visibilidade. "A revista Prazeres da Mesa é reconhecida nacionalmente e caso consiga chegar a final. Vamos ganhar visibilidade em todo o país. É uma rara oportunidade oferecida pelo Senac e quem ganha é São Carlos e toda a região", finalizou.

Leia Também

Últimas Notícias