sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Sábado é dia “Dia D” vacinação contra febre amarela

Oito unidades de saúde estarão abertas das às 8h às 13h

25 Jun 2019 - 19h18Por Da Assessoria de imprensa
Sábado é dia “Dia D” vacinação contra febre amarela - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Para ampliar a cobertura da vacinação contra a febre amarela, a Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, realiza neste sábado (29/6), o “Dia D” Vacinação contra a Febre Amarela. Oito unidades de saúde estarão abertas das 8h às 13h.

A vacina contra a febre amarela é ofertada no Calendário Nacional de Vacinação. Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema de dose única da vacina, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde, respaldada por estudos que asseguram que uma dose é suficiente para a proteção por toda a vida. 

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Crislaine Mestre, devem tomar a vacina bebês a partir de nove meses e pessoas que nunca tenham se vacinado ou sem comprovante de vacinação. Atualmente, todos os estados brasileiros têm recomendação para a vacina contra a febre amarela.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, os portadores de HIV positivo, pacientes com tratamento quimioterápico concluído e transplantados devem consultar o médico sobre a necessidade da vacina.

Não há indicação de imunização para grávidas, mulheres amamentando crianças com até seis meses e imunodeprimidos, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticóides em doses elevadas (como por exemplo, Lúpus e Artrite Reumatoide). Em caso de dúvida, é fundamental consultar o médico.

Confira as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde Da Família (USF) que estarão abertas: UBS Cidade Aracy, UBS São José, UBS Vila Isabel, UBS Botafogo, UBS Redenção, UBS Santa Felícia, USF Água Vermelha e USF Santa Eudóxia.

Leia Também

Últimas Notícias