sexta, 19 de abril de 2024
É HOJE!

Sábado é dia de vacinação contra a gripe

04 Mai 2019 - 07h42
Sábado é dia de vacinação contra a gripe -

Quem faz parte dos grupos prioritários, ou seja, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos (60 anos ou mais), trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, doentes crônicos, indígenas e ainda não se vacinou contra gripe, deve aproveitar esse sábado, dia 4 de maio, Dia D (Dia de Mobilização Nacional de Vacinação contra Gripe), para ser imunizado.

Em São Carlos todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s) estarão abertas neste sábado (4/5) das 8h às 17h. A Prefeitura também montou postos extras de vacinação na Fundação Educacional São Carlos (FESC), localizada na rua São Sebastião, 2.828, na Vila Nery; na Igreja Santo Antônio na avenida Salum, s/nº, na Vila Prado; no Ambulatório de Enfermagem da Unicep, na rua Miguel Petroni, nº 5.111. Nessas três unidades volantes somente serão vacinadas maiores de 9 anos de idade. A Unidade de Apoio da USF Água Vermelha, localizada na Quinta da Felicidade, no Varjão, vai atender todas as faixas etárias. Já no Consultório de Rua (itinerante), serão vacinadas pessoas dos grupos prioritários em situação de rua.

 “Ressaltamos que a vacina é anual, uma vez que a composição da vacina desse ano é diferente da aplicada em 2018. Quem foi vacinado ano passado, a proteção está terminando agora, por isso é importante receber a proteção antes do inverno. Solicitamos, ainda, para que os pais ou responsáveis levem a carteira de vacinação das crianças. Nela, além da idade, há o histórico das vacinas que já foram aplicadas, assim, é possível saber quais vacinas estão em dia e quais ainda precisam ser aplicadas”, afirma Kátia Spiller, supervisora da Vigilância Epidemiológica.

Segundo a Vigilância Epidemiológica de São Carlos até o momento foram vacinadas contra a gripe 6.049 pessoas, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 10,35%, sendo que 2.597 doses (cobertura 9,53%) foram aplicadas em crianças, 551 doses em gestantes (cobertura de 23,44%), 116 doses empuérperas (cobertura de 29,97%), 2.593 doses em idosos (cobertura de 8,86%), 270 doses em trabalhadores da saúde (cobertura de 3,45%) e 57 doses em professores (cobertura de 1,72%). A meta é vacinar 90% de uma população de 58 mil pessoas.

Ano passado São Carlos registrou 52 casos suspeitos de síndrome respiratória aguda grave, com 7 casos confirmados (positivos) para influenza e 3 óbitos.

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, ação do Ministério da Saúde que começou em todo o país no último dia 10 de abril continua até 31 de maio.

Leia Também

Últimas Notícias