terça, 23 de abril de 2024
Cidade

Amanhã tem live em homenagem ao Pixinguinha

23 Abr 2021 - 12h00
Amanhã tem live em homenagem ao Pixinguinha -

Choro é o primeiro gênero musical brasileiro, sua história remete a mais de 150 anos e seu universo engloba diferentes ritmos e influências musicais. Neste contexto, as rodas de choro são espaços informais destinados à performance onde essa música é – e sempre foi – praticada.

Em São Carlos, há oito anos o Coletivo Academia do Choro organiza rodas semanais onde impera o respeito à linguagem musical e a espontaneidade na relação músico/público.

O show “Das rodas aos contemporâneos”, por sua vez, estreou em 2015 e trouxe ao palco a vivência, a linguagem e a sonoridade das rodas de São Carlos.

De maneira geral, a experiência musical desenvolvida nas rodas foi posteriormente aprimorada em ensaios, originando essa proposta artística.

Desde sua criação, o show passou por importantes festivais e vêm sendo muito bem recebido por público e crítica. Vale mencionar que o repertório apresentado é dinâmico e muda a cada ano.

Assim, ao longo de cinco anos de existência, o show foi reinventado continuamente, expressando não apenas a história do choro, mas também refletindo a sonoridade presente nas rodas sãocarlenses.

O repertório é composto por doze (12) músicas, desde polcas e maxixes compostos no final do século XIX até choros contemporâneos e autorais.

O show traça um panorama histórico do choro enquanto gênero musical, abordando os diferentes ritmos pertencentes a esse rico universo sonoro. Clássicos como “Odeon” (de Ernesto Nazreth), “Atraente” (de Chiquinha Gonzaga) e “Carinhoso” (de Pixinguinha) são apresentados ao lado de composições autorais, como “Cadê o Café”, do músico sãocarlense Maurício Tagliadelo.

A transmissão virtual desse show foi contemplada pelo edital de seleção e fomento de propostas culturais do Departamento de Artes e Cultura da Prefeitura municipal de São Carlos e conta com recursos da Lei Aldir Blanc de emergência cultural.

O evento, é uma produção de músicos sãocarlenses e será transmitido gratuitamente pelo facebook da Academia do Choro. @academiadochoro

Integrantes da Academia do Choro: Maurício Tagliadelo (violão de 7 cordas), Renan
Bertho (flauta transversal), Keila Yonashiro (pandeiro) e Tiago Veltrone (cavaco).

Duração Total: aproximadamente 90 minutos.

Classificação: Livre

Leia Também

Últimas Notícias