quinta, 28 de março de 2024
Cidade

SAAE refaz ligações da rede de água antes do serviço de recapeamento

09 Ago 2019 - 19h10
SAAE refaz ligações da rede de água antes do serviço de recapeamento -

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) São Carlos, finalizou nesta sexta-feira (9/8), a substituição de 200 metros de rede de água na rua Salomão Dibbo, no Jardim Lutfalla. No total foram refeitas 25 ligações somente neste trecho. O serviço foi realizado antes do início do recapeamento. As equipes do SAAE também já estão trabalhando na Vila Costa do Sol, bairro que receberá o serviço de recape na próxima semana.

O chefe do Setor de Manutenção de Redes do SAAE, Lauriberto Corcci (Mola), garante que a autarquia fez um planejamento para se antecipar ao recape, porém, mesmo assim é possível que um ou outro vazamento apareça em virtude da idade da rede de água. “Temos uma rede de água muito antiga, por isso muito mais propensas a vazamentos. Estamos fazendo a substituição das ligações domiciliares, que também são muito suscetíveis a vazamentos”, esclarece Mola.

Benedito Marchezin, presidente do SAAE, ressalta que mesmo com todo esse trabalho não é garantia que nenhuma rede ou ligação se rompa após a conclusão do recape. “As redes são antigas e os equipamentos utilizados no recapeamento das vias públicas, especificamente a vibro-acabadora e rolo compactador de pneus, dependendo das profundidades das redes ou das ligações domiciliares, causam movimentos no solo o que desestabiliza a segurança da tubulação. Quando isso acontece não podemos deixar o usuário sem água, temos que fazer a abertura do asfalto para refazer a ligação”, explica Marchezin.

O SAAE também já fez o planejamento para a próxima etapa, quando serão recuperados 956 quarteirões, o equivalente a 95 km. “No bairro Monsenhor Romeu Tortorelli, que vai receber o serviço de recape em todas as vias, já substituímos 350, das 620 ligações que devem ser trocadas. Outra equipe vai fazer as substituições das redes de distribuição e ligações domiciliares em diversas ruas do Jardim Centenário e a setorização”, finaliza Mola.

Além do bairro Costa do Sol, na etapa do contrato de R$ 4.240.469,52, também foram incluídas ruas dos bairros Lagoa Serena, Vila São José/São João Batista e Castelo Branco.

Já na etapa do contrato dos R$ 20 milhões serão beneficiados bairros como Arnon de Mello, Monsenhor Romeu Tortorelli, Planalto Paraíso, Santa Felícia, Jardim Paulistano, Jardim Centenário, Nova Estância, Jardim das Torres, Jardim Botafogo, Vila Pelicano, Jardim Medeiros, Boa Vista, Jardim Pacaembu, Vila Isabel e Parque Primavera.

Leia Também

Últimas Notícias