quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

SAAE implanta nova interface de telemetria

22 Jun 2012 - 11h37
0 - 0 -

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE), autarquia da Prefeitura, começou a operar nesta semana a nova Interface Gráfica do seu Sistema de Telemetria e Telecomando. Instalada na sala de operações do Centro de Operação e Controle do Abastecimento (COCA), o novo sistema foi desenvolvido com o objetivo de reproduzir na tela a realidade de todos os equipamentos e controles existentes nas 28 estações monitoradas online em tempo real pelo COCA distribuídas por toda cidade.

O sistema projetado num monitor de 40 polegadas de alta definição (Full HD), tem recursos visuais de animação modernos permitindo uma interatividade mais dinâmica entre os operadores e o sistema.

O primeiro Sistema de Telemetria e Telecomando do SAAE entrou em operação em janeiro de 1993. São Carlos foi a cidade pioneira no Brasil a desenvolver um sistema de telemetria e telecomando para controle e distribuição do abastecimento de água. No início eram monitorados apenas 6 poços e reservatórios e a comunicação era feita através de linhas telefônicas (LPDS).

Através do sistema do SAAE podemos visualizar os níveis dos reservatórios, vazão e pressão das redes, ligar ou desligar motores, abrir e fechar válvulas, e também monitorar diversas variáveis elétricas como: tensão, corrente, fator de potência, temperaturas e índices de chuva. A comunicação do sistema é realizada em tempo real através de rádios modem, podendo as informações ser visualizadas em qualquer lugar do mundo através da Internet.

Leia Também

Últimas Notícias