quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Roselei quer contratação de médico e ampliação de serviços do PSF em Santa Eudóxia

29 Jan 2013 - 15h33

O vereador Roselei Françoso (PT) protocolou na Câmara Municipal, requerimento para que a Prefeitura contrate um médico para prestar atendimento no Programa Saúde da Família em Santa Eudóxia, trabalhando 40 horas semanais.

A adoção dessa medida é urgente, segundo o vereador, porque a Unidade de Saúde da Família de Santa Eudóxia conta com os serviços de apenas um médico que atende às segundas e sextas-feiras no período da manhã, totalizando 8 horas semanais.

Roselei afirma reconhecer a competência e dedicação do médico que atende atualmente no Distrito, mas afirma que a USF de Santa Eudóxia precisa ter ampliados o horário e o número de profissionais para prestar atendimento adequado à população.

"Os serviços atualmente prestados no Distrito não são condizentes com os previstos pelos Programas de Saúde da Família financiados pelo Governo Federal", avalia o parlamentar. Ele informa que para funcionar a contento o PSF deve ser operacionalizado mediante equipes compostas por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde.

"As gestantes residentes no distrito necessitam viajar 40 Km  até as unidades da Vila São José e da Vila Nery para realizarem o Pré Natal, extremamente  importante, através do qual  alterações são detectadas e tratadas a tempo, evitando-se, assim, problemas para a saúde da futura mãe e do bebê", afirma. Além disso, ressalta que Santa Eudóxia conta com uma única ambulância de pequeno porte para atender toda demanda de emergência na região.

"O Distrito  necessita com urgência dos serviços médicos na perspectiva garantir um atendimento digno às pessoas que ali residem e ou trabalham", observa o vereador, acrescentando que  Santa Eudóxia possui 1/3 da extensão territorial no município de São Carlos, faz divisa com os municípios de Santa Rita do Passa Quatro, Luiz Antônio, Descalvado, Rincão, Américo Brasiliense e Santa Lucia e dista 35 Km do hospital mais próximo.

Atualmente centenas de trabalhadores de outras regiões prestam serviços na agricultura local, no corte de cana e na colheita de Laranja e que em casos de acidentes de trabalho essas pessoas são conduzidos à Unidade de Saúde da Família (USF) para prestação dos serviços de primeiros socorros.

Leia Também

Últimas Notícias