sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Ronaldo Lopes manifesta apoio aos índios Guarani-Kaiowá

08 Nov 2012 - 11h32

O vereador Ronaldo Lopes (PT) apresentou na Câmara Municipal moção manifestando apoio aos índios Guarani-Kaiowá pela demarcação definitiva de seu território, localizado no Mato Grosso do Sul.

Ronaldo aponta que as terras dos índios Guarani-Kaiowá ainda não foram demarcadas e homologadas pela União e, desde 2008, a FUNAI (Fundação Nacional do Índio) segue com o processo na justiça de regularização do território. "Há décadas fazendeiros e indígenas travam uma disputa pelas terras, acarretando muitos prejuízos, inclusive mortes".

O vereador recorda que no mês de setembro deste ano, 170 índios da etnia Guarani-Kaiowá receberam ordem judicial de deixar a área que habitam. A decisão acarretou grandes impactos na comunidade indígena, que emitiram nota às autoridades afirmando que caso fossem retirados das terras, preferiam a morte.

"A comunidade Guarani-Kaiowá possui uma ligação mais forte, diferente de outras comunidades, com o território em que vivem, tendo este como parte da própria família, uma vez que é visto como um bem humano", pondera.

Diversos ônibus coletivos, inclusive da comunidade indígena de alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mobilizaram-se para demonstrar apoio à causa Guarani-Kaiowá em torno da demarcação de suas terras e o direito definitivo de permanecer no local onde viveram seus ancestrais.

No dia 31 de outubro, ocorreu em Brasília uma marcha de modo a reafirmar o apoio aos índios Guarani-kaiowá, comemorando a decisão provisória da Justiça, além de cobrar às autoridades agilidade para o processo de demarcação do território.

"Este conflito é de interesse social e cultural, uma vez que a sobrevivência da comunidade em questão está diretamente ligada com a permanência desta nas terras que ocupam atualmente", afirma.

Ronaldo Lopes solicita que cópias do documenta sejam encaminhadas para a presidente da República Dilma Rousseff; ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; ao presidente do Senado Federal, José Sarney; ao presidente da Câmara dos Deputados Marco Aurélio Spall Maia; ao presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, Domingos Francisco Dutra Filho; à presidente da Fundação Nacional do Índio, Marta Maria do Amaral Azevedo; e ao Prefeito do município de São Carlos, Oswaldo Baptista Duarte Filho.

Leia Também

Últimas Notícias