terça, 23 de abril de 2024
Cidade

Ronaldo Lopes enaltece direção reeleita do Sintufscar e história da entidade

04 Dez 2012 - 10h56

O vereador Ronaldo Lopes (PT) apresentou na Câmara Municipal uma moção de congratulações com a diretoria reeleita do Sintufscar (Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos da Universidade Federal de São Carlos). A vitória da chapa 1 "Luta, Transparência e Seriedade" no pleito de 28 de novembro reconduziu os atuais diretores da entidade a um novo mandato no biênio 2013-2014. Foram reeleitos os servidores Sérgio Ricardo Pinheiro Nunes, Edgar Diagonel, Roberto Salles Damha, Roberto Carlos, Valdir Vaz, Paulo César Donizeti Paris, Cláudia Cristina Pastega, Elien Jolo Alves, Maria Antônia Bertoni, Sônia Regina Eliseu, José Aparecido Iroldi, Tânia Aparecida de Jesus Oliveira, Vandeci Márcia Pereira  e Thiago Corrêa Luchini.

O documento lembra a história do Sintufscar iniciada no final da década de 1970. Com a  eleição a direção de 1978-1980 por assembleia dos associados, iniciou-se uma gestão de lutas pelos direitos dos trabalhadores. Em 1982 foi deflagrada a primeira greve nacional pela Federação das Associações de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (FASUBRA) o que fortaleceu o movimento sindical.

"Durante a ditadura militar o movimento sindical sempre esteve ao lado dos trabalhadores, inclusive apoiando a tomada da Reitoria e não reconhecendo o militar que assumiu sua direção como Reitor", afirmou Ronaldo Lopes. Com a redemocratização do país e aprovação da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1989, o contrato de trabalho dos funcionários foi alterado, dando início a uma série de conquistas. A Constituição de 1988 permitiu mudar de Associação para Sindicato, criando o Sintufscar.

"O Sintufscar sempre foi um sindicato ativo e militante pelos direitos dos trabalhadores, além de lutar não só em nível local, como também nacional", observa o vereador. "Na gestão da última diretoria  foram inúmeras conquistas para os trabalhadores técnico-administrativos, apesar das adversidades encontradas, saíram vitoriosos e com melhores condições de trabalho e salário, além de oferecer maior transparência nas ações", acrescenta.

Leia Também

Últimas Notícias