quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Robertinho conclui terceiro mandato: “Contribuí para uma São Carlos mais sustentável”

21 Dez 2012 - 11h08

Após 12 anos ocupando uma das cadeiras da Câmara Municipal de São Carlos, o músico e vereador Roberto Mori Roda (PV) está encerrando seu terceiro mandato consecutivo com um balanço positivo de suas atividades como representante da população.

"Creio ter contribuído para uma São Carlos mais sustentável, buscando sempre um meio ambiente de qualidade, lutando pela igualdade de oportunidades, pelo resgate do civismo e da cultura em nossa cidade", disse ele, ao expressar seus agradecimentos "a todos que contribuíram para que meu trabalho fosse ímpar dentro do Legislativo".

Citou cada um dos que o acompanharam na trajetória parlamentar: "Uma assessoria eficiente, meus pares, que mesmo com certas divergências, sempre abordaram as questões relevantes, de forma a buscarmos um equilíbrio diante dos problemas sociais que enfrenta nossa sociedade, meus amigos, pela lealdade, minha esposa pelo companheirismo, enfim, obrigado a todos pela oportunidade, acredito ter respondido à altura a confiança depositada em meu trabalho em mais de uma década".

Nas eleições de outubro passado Robertinho recebeu 1.845 votos, ficando como suplente do PV na legislatura 2013-2016. "Ficaremos no banco de reservas, traçando estratégias para amanhã retornarmos mais fortes", disse.

Com 50 anos e mais de 30 dedicados ao trabalho nas áreas social e cultural de São Carlos, o vereador elegeu-se pela primeira vez nas eleições do ano 2000 e teve cerca de 80 projetos de lei aprovados. No período, por meio de emendas orçamentárias, apoiou instituições culturais e filantrópicas, tendo participação ativa na comunidade com diversos trabalhos realizados.Entre as entidades que incentivou estiveram a APAE, a Santa Casa, Creche Aracy Pereira Lopes, Projeto Madre Cabrini, Unidade Saúde Escola da UFSCar, Nosso Lar, Projeto Amigos do Ribeirao Feijão, Cáritas da Paróquia São Nicolau de Flue, Associação de Artes de S.Carlos, entre outras.

Em reuniões, manifestações na tribuna da Câmara, proposições legislativas e palestras, encaminhou propostas de soluções para diversas demandas, entre elas, saúde, educação, manutenção em vias, áreas públicas e obras. Robertinho presidiu a Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal e  em sua gestão de 2011 a 2012 foi possível realizar várias palestras e participar de eventos com temas relevantes sobre o meio ambiente.

EXPECTATIVA FAVORÁVEL - O vereador expressou expectativa positiva quando ao trabalho a ser realizado pelo prefeito eleito Paulo Altomani (PSDB) e vereadores que assumem o mandato no próximo dia 1º., desejando que tenham êxito na concretização de suas propostas de campanha. De sua parte, continuará atento às demandas da população e aos acontecimentos da cena política e administrativa da cidade.

"Acredito que São Carlos tem todas as condições de se desenvolver ainda mais, assegurando qualidade de vida para a população", declarou, acrescentando que gostaria de ver implementados projetos de ações sociais e culturais que favoreçam a criança e o adolescente estimulando o desenvolvimento de novas capacidades; incentivo à arte e cultura em nossa cidade e a continuidade do apoio à manutenção de entidades filantrópicas e assistenciais de São Carlos".

Também espera que o município invista em projetos que gerem a criação de empregos e crie espaços para a valorização da produção de indústrias e universidades de São Carlos.

O incentivo à qualificação profissional de funcionários públicos, como o projeto de capacitação de guarda municipal;ações visando o fortalecimento do Turismo e criação de um espaço especializado no trato ao idoso com deficiência, são aspectos que Robertinho espera que venham a merecer atenção do poder público local nos próximos anos.

 Leis de iniciativa de Robertinho

Diversos projetos do vereador se tornaram leis municipais que estão em vigor. Algumas delas:

Lei 14.171/07 - Prevê a diminuição do lançamento de óleo vegetal nas redes coletoras de esgoto por meio do Programa para Destinação e Recolhimento de Óleo Vegetal.

Lei  13.768 - Dispõe sobre o controle da fiscalização das atividades que geram poluição sonora.

Lei 16.256/12 - Dispõe sobre dispositivos de combate à infestação de pombos em áreas urbanas.

Lei 14.497/08 -  PAMPA - Programa de Aproveitamento de Madeira oriunda de Podas e Cortes de Árvores, visando a confecção de adubo e resíduos orgânicos

Lei 15.072/09 - Dispõe sobre a coleta, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final do lixo tecnológico

Lei n°.13.100/02 - Institui nas Escolas Municipais a disciplina de Música, a lei tomou força neste momento em que o governo federal determina a existência da música em toda rede escolar.

Leis n°. 13.003/02, 13.029/02 e 15.988/12 - Obrigam cinemas, teatros, bibliotecas, ginásios esportivos, casas noturnas, restaurantes e repartições públicas a manterem cadeiras especiais para obesos.

Lei n°. 15.160/10 - Instituiu o concurso "As Sete Maravilhas de São Carlos", que visa a criação de um roteiro turístico para divulgar as belezas de nossa cidade

Lei n°.15.590/11 - Determina que estabelecimentos comerciais e similares deem preferência no atendimento aos que comprovar serem Doadores de Sangue.

 Leis n°. 13.003/02, 13.029/02 e 15.988/12 - Obriga os cinemas, teatros, bibliotecas, ginásios esportivos, casas noturnas, restaurantes e repartições públicas a manterem cadeiras especiais para obesos.

Coautor da Lei n°.15.444/10, que obriga a utilização de guia e focinheira em passeios com cães de grande porte e/ou bravios

Lei n°.15.827/11 - Obriga Farmácias e Drogarias a manterem lista de remédios genéricos comercializados, com preço, em local acessível à população.

Lei n°.15.745/11 - Proíbe o uso de som alto dentro dos coletivos urbanos - Aquele que quiser ouvir música terá que utilizar o fone de ouvido.

Lei n°. 15.956/11 - Insere no calendário oficial do município o "DIA DO MÚSICO".

Leia Também

Últimas Notícias