Menu
quinta, 28 de janeiro de 2021
Cidade

Reunião dá início à negociação para regionalização do SAMU

05 Jul 2013 - 21h07
0 - 0 -

O Prefeito Paulo Altomani, ao lado dos prefeitos de Descalvado,Anderson Aparecido Sposito, e de Dourado, Luis Antonio Rogante Junior, secretários e representantes da área da saúde dos municípios de Dourado, Porto Ferreira, Ibaté, Descalvado e Ribeirão Bonito,estiveram reunidos nesta sexta-feira (5), para discutir a regionalização do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), projeto que visa implantar uma Central de Regulação Médica, que deve incorporar cinco municípios no SAMU 192 de São Carlos, oferecendo serviços para mais 327.908 mil pessoas.

A adesão ao projeto possibilitará o aumento no número de equipes de prestação de socorro em casos mais graves e mais repasses de verba para o custeio no município, somando também os leitos de UTI, retaguarda, UPA (Unidade de Pronto Atendimento), salas de estabilização, entre outras vantagens. Os gestores demonstraram interesse em executar o projeto de regionalização do SAMU. “Nós explicamos à importância do programa e o prefeito de Ibaté nos autorizou a entrar no projeto”, destacou a representante doutora Lara Seneme Ferraz.

Representando a prefeitura de Ribeirão Bonito, Maria Elisa, explicou que o prefeito deve autorizar a adesão ao projeto na cidade. “O prefeito sempre desejou a implantação do Samu. Essa integração será a melhor alternativa para aproximar os municípios na busca de soluções para problemas de saúde da região”, declara.

Segundo o Coordenador do SAMU, Ricardo Inneco, a regionalização é uma determinação do Ministério da Saúde, para cidades superiores a 100 mil habitantes se credenciem ao Samu. Para ele a medida é importante já que atualmente o Ministério da Saúde está compondo a rede de atenção à urgência e emergência, o que visa o incentivo para a criação de leitos de UTI de leitos de retaguarda em hospitais de referência da região. “O SAMU é a porta de entrada dessa rede de atenção de urgência e emergência, é o primeiro degrau dessa escada. É uma coisa que São Carlos já faz, já atendemos a região, então passa a ser uma medida oficial, mas com repasse do ministério para a cidade aumentando muita coisa que já existe”, ressalta Inneco.

Atento a todos os detalhes, o prefeito Paulo Altomani, destacou a importância da reunião e se disse a favor da regionalização. “Esse encontro marcou o início de um processo de grandes melhorias no atendimento de urgência e emergência para toda a região, porém é preciso externar a realidade para todos, principalmente quanto aos custos de manutenção do serviço”, pontuou.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias