quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Residencial Gramado terá nome do ex-deputado José Zavaglia

28 Mai 2010 - 17h28Por Redação São Carlos Agora

O vereador Antonio Carlos Catharino (PTB) é autor de projeto de lei  - aprovado em regime de urgência especial na última sessão da Câmara Municipal – que dá o nome de “Residencial Deputado José Zavaglia” ao Residencial Jardim Gramado I, II e III.

Segundo Catharino, a proposta contempla o justo reconhecimento a uma personalidade são-carlense que alicerçou sua vida no trabalho, na honestidade e no grande espírito humanitário, pilares da obra humana que constitui o grande legado de uma pessoa carismática, de contagiante alegria e espiritualidade.

Como Suplente de Deputado Federal de São Carlos, assumiu a titularidade da Câmara dos Deputados em 1977, apresentando inúmeros projetos, distinguidos em “Trabalhos para a Consolidação do Programa Nacional do Álcool”. 

Na ação parlamentar, destacou-se como um deputado atuante no desempenho de suas funções institucionais, também enfatizando o trabalho na área social e na fiscalização de assuntos de interesse nacional e de São Carlos. “Atribuir o nome de Deputado José Zavaglia em nossa cidade representa eternizar na memória de toda população são-carlense a lembrança deste grande homem", afirma o vereador.

 José Zavaglia nasceu em São Carlos em 9 de janeiro de 1918, filho de Francisco Zavaglia e Julia Keip Zavaglia, imigrantes italianos. Iniciou suas atividades na luta cotidiana como ferroviário, na antiga Estrada de Ferro Douradense, com apenas 13 anos de idade, tornando-se telegrafista e depois Chefe de Estação por seis anos. Casou-se com a Sra. Cármina Petrilli Zavaglia (in memorian), tendo três filhos, Salvador Zavaglia, Francisco Zavaglia (in memorian) e José Luiz Zavaglia.

Foi contínuo da Associação Comercial e Industrial de São Carlos. Formou-se em Economia e Perito Contador. Trabalhou no escritório da Antiga “Tecidão”, vindo a ser Gerente de Fazendas da Companhia Agrícola e Imobiliária Brasil, do Grupo José Gonçalves Carneiro e Roversi. Foi Gerente da Usina de Açúcar São Francisco do Quilombo, de Miguel Petrilli, e sócio da Companhia Zavaglia & Zavaglia. No ramo cafeeiro, foi comprador de café para exportação, corretor, classificador e provador de café.

Marcou presença com muito brilhantismo como Presidente do Asilo “Cantinho Fraterno D. Maria Jacinta”. Foi Vicentino (Sociedade São Vicente de Paula), Governador do Serra Clube e Mesário da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos.

Como Membro da Comissão de Agricultura e Política Rural, desenvolveu intenso trabalho em favor da Agricultura e da Fé Católica, com enfoque nos assuntos relativos a questões religiosas, espirituais e morais, tendo recebido em 2 de dezembro de 1979 a Comenda e Insígnias de Comendador Cavaleiro da Ordem de São Silvestre Papa. 

José Zavaglia residiu com sua família na Rua Episcopal, 2055, onde faleceu em 22 de outubro de 1996 com 78 anos de idade, deixando para toda família e população de São Carlos, um legado de muito respeito e muita saudade.

Leia Também

Últimas Notícias