sábado, 20 de abril de 2024
Parceria com a EESC/USP

Representantes de 9 cidades da região articulam formação de professores em educação ambiental

Evento aconteceu no auditório do Centro de Recursos Hídricos e Ciências Ambientais da Escola de Engenharia de São Carlos

04 Mai 2022 - 15h41Por Redação
No encontro ficou tratado que cursos serão oferecidos aos professores de forma híbrida com palestras virtuais e trabalho de campo - Crédito: DivulgaçãoNo encontro ficou tratado que cursos serão oferecidos aos professores de forma híbrida com palestras virtuais e trabalho de campo - Crédito: Divulgação

Um encontro envolvendo a Secretaria Municipal de Educação (SME), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação (SMMACTI) e a Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP) articulou com representantes de nove municípios da região a formação de professores na área de Educação Ambiental.

O evento aconteceu no auditório do Centro de Recursos Hídricos e Ciências Ambientais da EESC/USP, localizado na estrada municipal entre São Carlos e Itirapina, próximo à represa do Broa.

Foram discutidos ações e projetos que serão desenvolvidas com a EESC/USP com o propósito de motivar educadores com treinamentos e novos conhecimentos. A proposta que foi discutida é que as capacitações sejam sempre aos sábados, quinzenalmente, a partir do mês de agosto de 2022. Os cursos serão oferecidos aos professores dos nove municípios de forma híbrida com palestras virtuais, e também com trabalho de campo.

O Centro de Recursos Hídricos e Ciências Ambientais (CRHEA) será utilizado nos cursos envolvendo o Laboratório de Ciências. A proposta visa dinamizar a capacitação de professores com módulos inovadores.

Criado em 1976, o CRHEA está situado a cerca de 25 km do campus 1 da USP São Carlos, junto à Represa do Lobo (Broa). Está ligado à Escola de Engenharia de São Carlos e fornece toda a infraestrutura para o curso de pós-graduação em Ciências da Engenharia Ambiental da USP. Com as aulas de Educação Ambiental, também receberá professores de diversas cidades para alcançarem novas aptidões pedagógicas.

Estiveram presentes o diretor da EESC/USP, Prof. Dr. Edson Wendland, o Prof. Dr. Antônio Carlos Hernandes, do Instituto de Física de São Carlos; o secretário Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Dr. José Galizia Tundisi, a secretaria Municipal de Educação, Profª Drª Wanda Hoffmann, a diretora do Departamento de Políticas para Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação, Simone Botega Xavier, e secretários de Educação e coordenadores pedagógicos dos municípios de Ibaté, Porto Ferreira, Descalvado, Itirapina, Brotas, Dourado, Ribeirão Bonito e Santa Rita do Passa Quatro.

Leia Também

Últimas Notícias