quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Relatado por Newton Lima, acordo entre Brasil e Guiné Equatorial é aprovado

11 Ago 2011 - 10h00

Nesta quarta-feira (10) foi aprovado, na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, o projeto de Decreto Legislativo 233/11 que sanciona o acordo entre o Brasil e a Guiné Equatorial para cooperação educacional. O projeto teve como relator o deputado federal Newton Lima (PT-SP).

 "Sem dúvida nenhuma, este decreto legislativo é de absoluta relevância. A língua portuguesa passa a ganhar papel ainda mais proeminente no mundo em função das alianças e da amizade entre os signatários da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa . Além disso, as relações entre Brasil e África vêm sendo impulsionadas, a partir do governo Lula, para o fortalecimento da cooperação internacional", defendeu Lima.

O relator do projeto fala com propriedade sobre o assunto. Como reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o deputado participou de reuniões da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), entidade consultiva da CPLP, e teve a oportunidade de testemunhar os benefícios das parcerias educacionais entre o Brasil e Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, Timor Leste e São Tomé e Príncipe.

 "Desde a década de 1990 os países lusófonos amigos tinham interesse que a Guiné Equatorial promovesse o português como uma de suas línguas oficiais. Este é um momento ímpar na história", acrescentou o parlamentar petista.

Leia Também

Últimas Notícias