quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Reitor da UFSCar realiza reunião para fechamento de 2011

21 Dez 2011 - 15h15
0 - 0 -

Na manhã desta quarta-feira, dia 21 de dezembro, o Reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Targino de Araújo Filho, se reuniu com os diretores de centro, chefes de departamento e coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação com o objetivo de fazer um balanço de 2011 e discutir as perspectivas para 2012. O encontro aconteceu no Anfiteatro da Reitoria, na área Sul do campus São Carlos.

Targino destacou a importância da participação da comunidade acadêmica nos projetos desenvolvidos pela UFSCar, em especial, num ano marcado por desafios. "Esse foi um ano difícil e complexo. Tivemos a greve dos servidores técnico-administrativos, a paralisação dos alunos, mas sempre buscamos negociar, dialogar e compreender as demandas da comunidade", avaliou Araújo Filho.

O Reitor destacou as conquistas de 2011, como o processo de instalação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a evolução do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e a inclusão de aproximadamente R$ 6 milhões para a aquisição de equipamentos e livros no próximo ano. "Gostaria de registrar meu agradecimento a toda comunidade da Universidade. Demos um grande passo para a conclusão do Reuni e essa é uma conquista de toda a comunidade universitária, que se envolveu e soube compreender os problemas que aconteceram com a grande quantidade de obras e processos de licitação", salientou o Reitor.

Além dos investimentos do Reuni, também estão previstos para o próximo ano a liberação de recursos na ordem de R$ 9 milhões de reais, que serão divididos entre a UFSCar, Unifesp e UFABC, por meio de emenda de bancada do Congresso Nacional e os investimentos para o Fundo de Infra-Estrutura (CT-Infra), criado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para viabilizar a modernização e ampliação da infraestrutura e dos serviços de apoio à pesquisa desenvolvida em instituições públicas de Ensino Superior e de pesquisas brasileiras. O Reitor destacou a receptividade e interesse da Presidência da República em investir nas universidades federais e apontou a importância dessas instituições na educação brasileira.

Após a apresentação da avaliação de 2011, foi realizado um debate junto com os professores da UFSCar, que puderam apontar as dificuldades enfrentadas ao longo do ano, e ouviram do Reitor as colocações e desafios a serem superados em 2012.

Ainda hoje, a partir das 16 horas, o Reitor inaugura o edifício do Anexo da Reitoria, na área Sul, e também o novo edifício do Departamento de Terapia Ocupacional, na área Norte do campus, ao lado da Unidade Saúde-Escola (USE).

Leia Também

Últimas Notícias