sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

RedeSanca irá inovar transmissão de dados em S.Carlos

04 Mar 2011 - 15h11

A Prefeitura de São Carlos e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), além de outras instituições parceiras, estão finalizando a implantação da RedeSanca, que tem por objetivo interligar unidades da Administração Municipal e demais instituições, criando uma comunicação mais eficiente e econômica para o município. Iniciativas como esta, que irão proporcionar serviços mais rápidos e eficientes para a, têm garantido, à Prefeitura de São Carlos, várias premiações, entre elas o prêmio Prefeito Inovador e o prêmio TI & Negócios 2010. 

São Carlos está entre as poucas cidades fora das capitais a implantar a Redemetro, batizada em São Carlos de RedeSanca, que vai interligar os pontos como universidades, centros de pesquisas, parques tecnológicos, equipamentos de saúde municipal - Hospital Escola, SMAU e CEME, unidades escolares, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros na transmissão de conteúdo.

Um dos meios de transmissão é um grande anel em fibra óptica de alta velocidade (1Gbps) de transmissão de dados de cerca de 30 Km de extensão. "São Carlos está construindo uma infraestrutura que elevará a cidade entre as grandes do país", esclarece Carlos Jordão, diretor de Tecnologia da Informação de São Carlos.

Além de economia e eficiência, a RedeSanca possibilitará também benefícios para educação em geral, como melhoria para o Ensino à Distância com o oferecimento de cursos de graduação à distância pela Universidade Aberta do Brasil; acesso a bibliotecas virtuais e conteúdos gerados por TVs e Rádios universitárias; Saúde da Família, acompanhamento familiar via rede, por exemplo; geração de conteúdo para educação e saúde através de meios como a Web, Rádio e TV universitárias; tele medicina com o uso da robótica, fabricação e uso de equipamentos de alta tecnologia como tomógrafos, transmissão de imagens de alta resolução, entre outros. "A RedeSanca coloca São Carlos entre as grandes cidades do Brasil e uma das únicas que possuem essa tecnologia, aproxima a população da administração e irá proporcionar melhorias serviços," esclarece o prefeito Oswaldo Barba.

Investimentos

Para a criação e implantação dos pontos, houve um investimento de R$ 780.000,00 oriundos do Ministério da Ciência e Tecnologia, via RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa). Esses recursos foram destinados para a construção do anel de fibra óptica. Os projetos estão em fase de finalização, com término previsto para maio de 2011.

Parceiros
A parceria é outro ponto que fortalece a rede. Ela irá proporcionar investimentos aumentando o potencial da cidade de receber empresas. "As parcerias sedimentam o potencial da cidade como pólo tecnológico", esclarece Jordão. Os pontos que estarão interligados pela Rede são: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade de São Paulo (USP) campus São Carlos 1 (Campus 2 estará ligado à Redecomep via cabo da Rede USP), Centro de Divulgação Científica e Cultural  (CDCC), Embrapa Instrumentação Agropecuária, Fundação Parque Alta Tecnologia de São Carlos - ParqTec, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Paço Municipal (Prefeitura Municipal de São Carlos), Hospital Escola, Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo - IPEM, Centro Universitário Central Paulista (Unicep), Parque Tecnológico Dahma, Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), entre outros.

Premiação
A RedeSanca e o E-Gov - Governo Eletrônico da Prefeitura de São Carlos, que disponibiliza uma série de serviços no Portal - foram premiados no mês de fevereiro com o prêmio TI & Governo emitido pela editora Plano Editorial - especialista em publicações na área de tecnologia. A premiação levou em conta critérios como caráter inovador, relevância social e o envolvimento de recursos humanos. Foram premiados 20 melhores projetos na área de tecnologia e administração no país. São Carlos foi premiada em duas categorias: na E-Administração com a RedeSanca e na E-Serviços com E-Gov.

Leia Também

Últimas Notícias