Menu
sexta, 22 de janeiro de 2021
Cidade

Rede Sanca é inaugurada. Veja vídeo e entenda

10 Out 2011 - 13h33

O prefeito Oswaldo Barba e o deputado Newton Lima participaram na manhã desta segunda-feira (10) da inauguração da Rede Metropolitana de São Carlos, batizada de Rede Sanca. O evento ocorreu no teatro Florestan Fernandes da UFSCar e reuniu diversas autoridades, inclusive das universidades e centros de pesquisa do município.

A conquista da Rede Metropolitana foi anunciada em 2007 pelo então prefeito Newton Lima e o prefeito Oswaldo Barba, à época reitor da UFSCar. Ambos conseguiram incluir São Carlos no sistema de rede de alta velocidade do Ministério da Ciência e Tecnologia. "Foi uma batalha muito grande da nossa parte, pois essa rede estava restrita às capitais brasileiras", lembra Barba. "Felizmente tivemos êxito e agora podemos comemorar esse grande avanço para São Carlos melhorar ainda mais sua infraestrutura tecnológica", enfatiza o prefeito.

A Rede Sanca faz parte da iniciativa de Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização responsável pela Internet acadêmica nacional (rede Ipê). A Rede Sanca é a primeira rede de alta velocidade a ser inaugurada como parte do Programa de Expansão da Redecomep. Ela possui 27 quilômetros de extensão e interliga sete instituições em velocidade de 1 Gbps/segundo.

O gerenciamento em São Carlos será feito por consórcio das seguintes instituições: UFSCar, líder do consórcio; USP; Embrapa Instrumentação e Pecuária Sudeste; Hospital-Escola; ParqTec; Unicep; Centro Municipal de Especialidades (CEME); Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM), além de outras instituições em processo de interligação, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Paço Municipal, Parque Tecnológico Dahma, Companhia Paulista de Força e Luz, entre outros.

Para a criação e implantação dos pontos, houve um investimento de R$ 780.000,00 oriundos do Ministério da Ciência e Tecnologia, via RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa).

Cidade Digital
São Carlos já é considerada a 7ª cidade mais digital do país pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Telebrás (CPqD) graças aos serviços online que a Prefeitura oferece. O Governo Eletrônico da Prefeitura de São Carlos disponibiliza acessibilidade para mais de 80 serviços online, informações e transparência nas contas públicas, por meio do Portal da Transparência. Somente o Diário Oficial online já recebeu 400 mil acessos desde sua criação, em junho de 2009. Além dos serviços online via site, a Prefeitura mantêm os Serviços Integrados do Município (SIM), com 3 unidades fixas e 1 móvel.

"Recentemente implantamos mais dois importantes programas do Governo Eletrônico", ressalta Barba, referindo-se ao  Sistema de Informações Geográficas de São Carlos (SigaSC) - disponibiliza dados geográficos de São Carlos - e a Central de Atendimento em Saúde - faz a confirmação de consultas e exames do Sistema Público de Saúde do município.

De 2009 até agosto deste ano, o site da Prefeitura de São Carlos registrou 3 milhões de visitas, uma média de 5 mil acessos por dia, incluindo finais de semana. Entre as páginas mais visitadas estão os concursos públicos, Diário Oficial e serviços online.

As ações da Prefeitura para aprimorar o Governo Eletrônico já concederam ao município algumas premiações, como o prêmio "Prefeito Inovador" de 2009 e 2010, do Movimento Brasil Competitivo. Neste ano a cidade também foi contemplada com o "Prêmio TI & Governo" da Plano Editorial, empresa especializada em publicações tecnológicas. De 20 projetos premiados no país, São Carlos recebeu dois, um pela Rede Sanca e outro pelo Governo Eletrônico.

Já em 2006, o site da Prefeitura de São Carlos foi considerado o segundo melhor entre Prefeituras pelo ranking da Fundação Getúlio Vargas e, em 2007, uma pesquisa da USP avaliou com nível máximo, entre os sites de Prefeituras de São Paulo, o site da Prefeitura de São Carlos.

Para ver o video clique aqui!
download (arquivo avi - 31,6 MB)

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias