sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Quebrando o Silêncio reúne 2500 pessoas centro de São Carlos

15 Ago 2016 - 09h38Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Aconteceu sábado, 13, um ato cívico denominado "Quebrando o Silêncio", que reuniu aproximadamente 2500 pessoas mais público flutuante. Uma passeata desceu a avenida São Carlos com crianças do Clube de Aventureiros e Desbravadores, motociclistas do Amm Brasil e pessoas em geral clamando pelo fim da violência contra os idosos, crianças e mulheres que são maltratadas, violentadas e agredidas.

O evento teve tendas na praça do Mercado Municipal, onde foram realizados cortes de cabelos gratuito, aferição de pressão arterial, medida de glicemia, assistência psicológica e troca de cigarro por uma maçã para pessoas que querem deixar de fumar.

Quebrando o Silêncio é um projeto educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica, promovido anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em oito países da América do Sul, (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai) desde o ano de 2002.

Todos os dias a mídia apresenta um quadro de violência assustador. Crianças, mulheres e idosos são as principais vítimas, Segundo a Organização Mundial de Saúde, a violência responde por aproximadamente 7% de todas as mortes de mulheres entre 15 e 44 anos no mundo. Em alguns países, até 69% das mulheres relatam terem sido agredidas fisicamente e até 47% declaram que sua primeira relação sexual foi forçada. Por isso, o projeto tem como objetivo prevenir e combater a violência contra crianças, mulheres e idosos, além de orientar as vítimas na busca de ajuda dos órgãos competentes, quebrando assim o ciclo de violência. A violência doméstica é nutrida pela ignorância. Assim, para combater esse mal é preciso trazê-lo a público, examiná-lo e dar a solução necessária. Os cidadãos em geral devem se tornar parte dessa solução e o primeiro passo é a prevenção, procurando alcançar todas as faixas etárias.

Leia Também

Últimas Notícias