sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Promotoras Legais visitam fóruns e Delegacia da Mulher

09 Nov 2011 - 21h04
0 - 0 -

Atuantes na luta pelo fim da violência contra a mulher, as Promotoras Legais Populares de São Carlos visitaram nesta quarta-feira (9) a Delegacia da Mulher e os fóruns da cidade. O grupo é composto de aproximadamente 50 mulheres que estão concluindo a segunda edição do curso, oferecido pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Divisão de Políticas para as Mulheres da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Governo Federal.

De acordo com a chefe da divisão responsável, Raquel Auxiliadora, a iniciativa da Promotora Legal Popular tem como objetivo dar orientação, visando cuidar melhor da mulher em seu cotidiano.

A visita desta quarta-feira incluiu o Fórum Cível, a Defensoria Pública, o Fórum Criminal e a Delegacia da Mulher, espaços cuja atuação deve ser do conhecimento das promotoras, já que atuam na defesa da mulher.

"Conhecendo os espaços e o trabalho de cada Fórum e da Delegacia, as promotoras poderão orientar melhor as mulheres em atendimento. É, inclusive, uma maneira de desmistificar o receio que temos com relação à Justiça", ressaltou Raquel.

A visita integra a grade do curso como aula prática. Esta segunda edição é composta de 22 encontros de 4 horas de duração, realizados durante os meses de setembro de 2011 e março de 2012. Os encontros acontecem sempre às quartas-feiras, das 8 às 12h, abordando diferentes temas e serviços relacionados à mulher e sua segurança. Inclui ainda discussões sobre a violação de direitos, ameaças, violência em geral, a Lei Maria da Penha, quais os procedimentos para denunciar, etc.

Iniciativa
O projeto Promotoras Legais Populares é resultado de um esforço conjunto do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública (IBAP), da União de Mulheres de São Paulo e do Movimento do Ministério Público Democrático, para desenvolver a cidadania e a igualdade de direitos.

O acesso à cidadania e suas consequências práticas exigem a incorporação de novos conceitos de igualdade e respeito para que as mulheres tenham tanta importância quanto os homens no seu valor humano, social, político e econômico. O curso de Promotoras Legais Populares já capacitou 42 mulheres de São Carlos em sua primeira edição, finalizada em março deste ano.

Leia Também

Últimas Notícias