quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

ProJovem Trabalhador de São Carlos inova na escolha dos cursos

15 Jul 2010 - 18h02Por Redação São Carlos Agora

Estimular os jovens a retomar os estudos é um desafio. Em São Carlos, no interior de São Paulo, o ProJovem Trabalhador - destinado a jovens de 18 a 29 anos, que estão em busca de uma oportunidade de trabalho - optou por enfrentar o problema oferecendo uma grade de cursos variada e inovadora, que contempla a formação para funções convencionais, como arquivista e auxiliar de escritório, até profissões modernas como DJ/MC, operador de rádio comunitária, fotógrafo social, operador de câmara de vídeo e editor de jornal popular. A cidade terá 1,5 mil vagas em três etapas de inscrições.

"A melhor forma de motivar os jovens é se aproximar ao máximo de seu universo. Se o objetivo é qualificação profissional, nada melhor que propiciar o encontro desse interesse natural da juventude com as inovações tecnológicas e as novas profissões", explica Marcelo Rocha, presidente da Horizontes, que venceu a licitação e foi contratada para realizar o ProJovem Trabalhador na cidade.

Fundada em São Paulo e com forte atuação no Mato Grosso e em Santa Catarina, em programas e projetos públicos e privados de grande porte, a Horizontes é uma entidade sem fins lucrativos especializada na educação e na qualificação profissional como forma de combate à exclusão social.

Os cursos têm carga horária de 350 horas/aula, das quais 250 são destinadas à qualificação profissional e, durante o curso, cada aluno receberá lanche, transporte e bolsa de R$ 100 mensais, de acordo com a frequencia. "É importante destacar que o ProJovem tem como meta incluir no mercado de trabalho cerca de 30% dos jovens formados", diz Marcelo Rocha. Ele também ressalta que o projeto vai gerar 35 empregos diretos para educadores e colocará em circulação, na cidade, cerca de 1 milhão de reais em bolsas e massa salarial; isso, sem contar os pagamentos a fornecedores locais, incrementando a economia do município.

Os cursos são nas áreas de Administração (arquivista/arquivador; almoxarife; auxiliar de escritório/administrativo; contínuo/office-boy/office-girl); Arte e Cultura (DJ/MC; assistente de coreografia; dançarino tradicional e popular; assistente de produção); Beleza e Estética (cabeleireiro escovista; manicure/pedicure; maquiador; depilador); Comunicação e Marketing Social (operador de rádio comunitário; fotógrafo social; operador de câmara de vídeo; editor de jornal popular); Esporte e Lazer (recreador; monitor de esportes e lazer; animador de eventos; agente comunitário de esporte e lazer); Serviços Domiciliares (faxineiro; porteiro; empregado doméstico nos serviços gerais - caseiro; cozinheiro no serviço doméstico); Turismo e Hospitalidade (cumim/auxiliar de garçom; recepcionista; guia de turismo local; organizador de evento).

Sobre a Horizontes

A Horizontes é uma associação civil, cuja missão é promover a sustentabilidade, a cidadania, a inclusão social e a geração de trabalho e renda por meio da educação. A entidade detém titulação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), integra a Rede de Tecnologia Social (RTS) e é uma das cinco entidades brasileiras auditadas e certificadas internacionalmente segundo a norma NGO Benchmarking, pelo organismo suíço de auditoria de certificação independente Société Générale de Surveillance (SGS). 

Leia Também

Últimas Notícias