quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Projeto propõe instalar painéis diante de guichês de atendimento nos bancos

28 Fev 2011 - 16h58

O vereador Dé Alvim (PT) protocolou na Câmara Municipal um projeto de lei que pretende estabelecer em São Carlos a obrigatoriedade da instalação de painéis opacos defronte aos guichês de caixa dos bancos, privados ou públicos, e das instituições similares, para impossibilitar a visualização de terceiros das operações bancárias realizadas entre o operador de caixa e o cliente que recebe o atendimento.

Dé Alvim afirma na justificativa da proposta que “já que as próprias instituições financeiras não tomam a iniciativa de criar esses dispositivos, isso se dará então por meio de Lei, para que haja melhores condições de segurança dentro das agências para evitar a ação conhecida como “saidinha de banco”, quando bandidos atacam clientes que fizeram retiradas em dinheiro nos bancos”.

No seu entender, “as instituições bancárias e financeiras tem sim, obrigação de oferecer segurança aos usuários, inclusive adotando medidas que protejam indiretamente o usuário, fazendo haver discrição no atendimento, sem que outras pessoas não percebam se houve retirada de dinheiro”. O projeto prevê que a medida seja regulamentada 30 dias após a publicação. Aos infratores, o projeto estabelece pena de advertência, multa de 50 Unidades Fiscais do município de São Carlos – UFMs, por guichê de caixa que não estiver adequado, e suspensão da atividade até a regularização da agência aos preceitos da lei.

A proposta traz de volta o debate sobre a necessidade de implantação de medidas que possam reduzir o número de ocorrências criminosas de ataques às pessoas que deixam as agências logo após realizarem suas transações bancárias. No ano passado foi retirado de pauta um projeto do vereador Normando Lima (PSDB) que pretendia proibir o uso de celulares dentro das agências.

Leia Também

Últimas Notícias