sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Projeto primeiríssima infância oferece palestra sobre segurança das crianças

30 Out 2012 - 19h16
0 - 0 -

Foi realizada na última sexta-feira (26), na Pastoral da Criança em São Carlos, a oficina “Criança Segura”. O evento integra a programação do Primeiríssima Infância, evento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Especial de Infância e Juventude, em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Obras Sociais Francisco Thiesen.
 
A oficina foi conduzida pela psicóloga e coordenadora de mobilização da ONG (Organização Não-Governamental) Criança Segura, Lia Gonsales.
Trata-se de uma organização que se dedica à promoção da prevenção de acidentes com crianças e adolescentes até 14 anos. No Brasil a ONG existe desde 2001 e é integrante de uma rede internacional, que existe em cerca de 20 países espalhados pelo mundo. No Brasil, a empresa Johnson & Johnson é parceira.
 
Na oficina, a palestrante ressaltou quais os locais que representam maior perigo para as crianças e o que os pais devem fazer para protegê-las. Um dado informado pela psicóloga é que no Brasil a principal causa de mortes de crianças de 1 a 14 anos são os acidentes. Porém, com cuidado, 90% dos casos de acidentes podem ser evitados. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 5 mil crianças e adolescentes de até 14 anos morrem todos os anos, daí a importância de incentivar programas de prevenção de acidentes.
 
A “Primeiríssima Infância” é o período da gestação até os três anos, decisivo para o seu desenvolvimento. As oportunidades de oferecer afeto e estímulo neste período não podem ser perdidas.

Leia Também

Últimas Notícias