sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Projeto desenvolvido por aluno da UFSCar é premiado em evento de inovação

27 Jun 2012 - 13h46

O aluno de graduação em Engenharia Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Victor Morandini Stabile, junto com Yussif Ali Mere Neto e Felipe Oranges, ambos formados em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) desenvolveu o iPostal, um aplicativo que transforma fotos e mensagens em cartões postais impressos e os entrega pelos Correios.

Stabile explica que o iPostal possibilita um contato entre o mundo virtual e o real, pois o usuário escolhe sua fotos e escreve uma mensagem com a mesma praticidade que teria para publicar em uma rede social, e a equipe do iPostal transforma essa material em um cartão impresso de alta qualidade. Para a elaboração do cartão, basta o usuário escolher uma de suas fotos, escrever uma mensagem e escolher para quem enviar. A equipe do iPostal se responsabiliza pela impressão e também pela postagem do cartão para qualquer lugar do Brasil, sendo entregue no destino em cerca de cinco dias úteis.

Para Victor Stabile, o envio de um cartão personalizado possibilita um contato mais intenso entre as pessoas. "Percebemos que as fotos e mensagens compartilhadas nas redes sociais, apesar de muito práticas, não transmitem a emoção e carinho que alguns momentos merecem. Num aniversário, por exemplo, vários conhecidos usam as redes sociais para enviar parabéns, mas os verdadeiros amigos e família ainda telefonam. O iPostal é uma alternativa para compartilhar seus momentos especiais com carinho, seja uma lembrança de reunião de família, uma mensagem de amor para namorados ou para mostrar o filho que acabou de nascer", afirma Stabile.

No último dia 19 de junho, o iPostal conquistou o primeiro lugar no Demo Day da StartupFarm, evento realizado em São Paulo que reúne empresas em estágio inicial de desenvolvimento. "O prêmio trouxe bastante reconhecimento para o meu trabalho e expandiu meus relacionamentos dentro do ramo da Internet. Reconhecimento e relacionamentos são fundamentais quando se é um empreendedor, pois todo projeto depende de investidores, parceiros e jornalistas que acreditem na ideia e no time que a executa. Independentemente da vitória que conquistamos, o programa StartupFarm trouxe um aprendizado muito grande e nos aproximou de excelentes mentores que certamente terão um impacto muito positivo em minha carreira", acredita.

Na opinião de Stabile, a graduação em Engenharia Física na UFSCar contribuiu para o desenvovimento do projeto. "Foi na graduação que tive meu primeiro contato com programação e me interessei por desenvolvimento de software e internet. A grade flexível da Engenharia Física, com muitas disciplinas eletivas, permitiu também que eu buscasse competências importantes para o projeto em outros departamentos da universidade", afirma o aluno.

O serviço já está disponível e o download do aplicativo para iPhone, iPad e iPod Touch pode ser feito na app store, http://itunes.apple.com/br/app/ipostal/id518463027, e também pelo site ipostal.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vmstabile@gmail.com.

Leia Também

Últimas Notícias