quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Projeto de universitário mostra preocupação com a natureza

O Ecups foi um trabalho apresentado por Rubens Henrique de Carvalho Maria no Prêmio 3M, em Sumaré

03 Set 2015 - 08h29
0 - 0 -

O universitário Rubens Henrique de Carvalho Maria, 24 anos, natural de São José dos Campos, mas que cursa a Engenharia Mecatrônica, na USP São Carlos participou no dia 3 de julho, em Sumaré/SP, do Prêmio 3M com o projeto Ecups, que consiste em uma máquina automatizada de cortar garrafas de vidro para fabricação de copos, vasos e cinzeiros a partir do reaproveitamento desses resíduos, cumprindo o papel essencial de reduzir o acumulo de lixo nos aterros e diminuir o consumo de energia e matéria prima para a produção de novos produtos.

O trabalho, ecologicamente correto, além de ser considerado barato, tem o intuito de ser uma nova fonte de renda para pessoas que trabalham em cooperativas.

"Estou tentando empreender socialmente e conto com a ajuda de todos para que essa ideia saia do papel e vire uma realidade em nossa comunidade. Acredito que a cada pequeno passo desse poderemos sentir que estamos de algum modo ajudando o meio ambiente, deixando nosso legado verde", disse o universitário.

ENTREVISTA

Em uma entrevista exclusiva ao São Carlos Agora, Rubens Maria contou detalhes do seu feito e expôs suas idéias sobre o trabalho que recicla materiais e contribui com o meio ambiente.

São Carlos Agora - Qual o projeto que apresentou no Prêmio 3M?

Rubens Henrique de Carvalho Maria - O projeto apresentado ao prêmio foi Ecups, que consiste em uma máquina automatizada de cortar garrafas de vidro para fabricação de copos, vasos e cinzeiros. A partir do reaproveitamento desses resíduos, cumprimos o papel essencial de reduzir o acumulo de lixo nos aterros e diminuir o consumo de energia e matéria prima para a produção de novos produtos.

SCA - Tal projeto é destinado a que?

Rubens Henrique de Carvalho Maria - O projeto é destinado a montagem de um centro de produção de produtos adquiridos através do corte de garrafas de vidro na cooperativa de catadores de São Carlos (Coopervida).

SCA - O seu trabalho pode ser considerado ecologicamente correto? Por que?

Rubens Henrique de Carvalho Maria - Sim, o trabalho tem como foco o reaproveitamento de garrafas de vidro, pois através do corte podemos aproveitar a forma da garrafa para produzir outros produtos como copos, vasos, cinzeiros entre outros. Agregando desse modo valor a um resíduo que é descartado geralmente em lixos comuns por bares e restaurantes da cidade, sem qualquer coleta seletiva. Procuramos desse modo incentivar a cooperativa a ir atrás dessas garrafas para que possam produzir outros produtos.

SCA - O que levou a você trabalhar em tal área? O que vê neste projeto?

Rubens Henrique de Carvalho Maria - O projeto começou com uma ideia minha de empreender. Vi nela um imenso potencial para geração de renda, pois se aproveita um resíduo que tem um valor muito baixo (cerca de 30 centavos o quilo). Logo uma garrafa com peso de 150g vale menos de 10 centavos e pode virar um lindo copo, vaso ou cinzeiro de com valor agregado muito maior. Mas depois vi que esse projeto merecia ser implantado em uma cooperativa de catadores e escolhi a Coopervida para tentar implantar esse projeto. O meu relacionamento com a cooperativa está apenas começando, por enquanto eu só compro as garrafas deles, mas meu sonho é de que eu consiga passar para eles todo o projeto.

SCA - De uma forma geral, no que o seu projeto pode ajudar a sociedade como um todo?

Rubens Henrique de Carvalho Maria - O projeto pode conseguir gerar uma renda maior a cooperativa de catadores de São Carlos, uma vez que eles podem agregar um valor maior as garrafas de vidro.

SCA - Em questão de custos. Seu projeto é caro?

Rubens Henrique de Carvalho Maria - Não, é um projeto barato considerando o lucro que poderá ser gerado, com o intuito de arrecadar fundos para o inicio do projeto. Fiz uma campanha de arrecadação online que visa arrecadar recursos para que eu continue fazendo os copos de garrafas, e que consiga desenvolver melhor os equipamentos necessários. Após esse período de amadurecimento da ideia pretendo passar a produção para a cooperativa.

link da campanha :

http://www.kickante.com.br/campanhas/copos-ecologicos

SCA - Neste projeto, quem foi seu parceiro na orientação?

Rubens Henrique de Carvalho Maria - O professor Eduardo Bellini - doutor em materiais vitreos da USP São Carlos.

SCA - O produto final do seu projeto onde poderia ser utilizado?

Rubens Henrique de Carvalho Maria - Poderia ser utilizado por todos, pois são materiais de fácil acesso.

Olhe os produtos que estamos produzindo na nossa campanha ou no nosso site: http://ecocups.wix.com/coposecologicos

SCA - Necessariamente, que tipo de material é usado para colocar em prática o seu trabalho?

Rubens Henrique de Carvalho Maria - Uma máquina de cortar garrafas, que já eu mesmo produzi, e tem a venda no mercado livre e um material para o polimento da borda como lixas, fornos e maçaricos.

SCA - Onde o equipamento seria utilizado?

Rubens Henrique de Carvalho Maria - Primeiramente para realizar os testes, seria realizado na faculdade alguns testes e posteriormente passado a cooperativa de catadores todo o processo mais exato e ergonômico.

Leia Também

Últimas Notícias