sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Projeto de pós-ocupação do Planalto Verde teve início no sábado

30 Out 2017 - 17h32
Projeto de pós-ocupação do Planalto Verde teve início no sábado -

A Caixa Econômica Federal (CEF), com apoio da Progresso e Habitação de São Carlos S/A (Prohab), iniciou no último sábado (28), a primeira etapa de execução do projeto técnico social pós-ocupação do Residencial Planalto Verde, inaugurado em outubro de 2015, no prolongamento da avenida Regit Arab, no bairro Cidade Aracy.

Nesta primeira etapa será feito a averiguação das 806 famílias que foram beneficiadas com a conquista da casa própria (moradias do Programa Minha Casa Minha Vida - faixa I - Governo Federal) em diferentes aspectos desde orientações sobre a importância da adimplência, adequações, manutenção, até aspectos como direitos e deveres dos mutuários, planejamento e gestão do orçamento familiar.

Durante 18 meses serão desenvolvidas ações educativas e de política social de planejamento, articulação e integração dos serviços públicos e principalmente o trabalho direto com a população.

O prefeito Airton Garcia, acompanhado do diretor presidente da Prohab, Júlio Cesar Alves Ferreira e dos secretários de Serviços Públicos, Mariel Olmo, de Obras, Reginaldo Peronti, de Esportes e Lazer, Edson Ferraz, de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa Marques, de Infância e Juventude, Paulo Wilhelm e de Agricultura e Abastecimento, Deonir Tofollo, participou do início do atendimento das famílias.

"A participação das famílias nas ações desenvolvidas torna os beneficiários mais comprometidos, levando a exercerem seus direitos e deveres com responsabilidade, possibilitando a compreensão e favorecendo a cidadania. A realização e o desenvolvimento do projeto com trabalho técnico social visa orientar sobre a manutenção e preservação da moradia, entre outras orientações", explicou Júlio Cesar Alves Ferreira.

O prefeito Airton Garcia iniciou sua fala lembrando que o direito a moradia faz parte do rol dos direitos da Constituição. "Mas esse direito somente é garantindo por meio de políticas públicas, que proporcionem sustentabilidade e justiça social às pessoas marginalizadas. Porém grande parte da população, principalmente de baixa renda, ainda não tem acesso a habitações saudáveis. Muita gente ainda paga aluguel, muitas vezes deixando de dar uma alimentação suficiente para todos da família. Vamos trabalhar que mais pessoas possam ter um cantinho para morar".

O prefeito também anunciou que já pediu aos secretários projetos para ser desenvolvidos no Planalto Verde. "O secretário Edson Ferraz já está vendo umas áreas aqui para construir quadras esportivas e campo de futebol. Também já solicitamos recursos junto a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) para construção de um Centro Municipal de Educação Infantil(CEMEI) com capacidade para 250 alunos", revelou Airton Garcia.

Durante o sábado foram sorteados pequenos brindes entre os moradores do Residencial. As crianças também puderam aproveitar os brinquedos disponibilizados pelo projeto técnico social pós-ocupação da Caixa Econômica Federal.

Leia Também

Últimas Notícias