quinta, 28 de março de 2024
Praça dos Advogados

Projeto de arborização prevê plantio de 100 árvores em bairro de São Carlos

13 Ago 2019 - 14h44Por Redação
Projeto de arborização prevê plantio de 100 árvores em bairro de São Carlos - Crédito: Denise Britto - CCS Crédito: Denise Britto - CCS

Em uma parceria inédita, a UFSCar e o Rotary Club de São Carlos - Pinhal se uniram à Seção de São Carlos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e à Associação de Moradores do Jardim Araucária para a realização do projeto de extensão "Arborização de áreas verdes públicas: Projeto Praça dos Advogados". Os objetivos são ampliar as áreas verdes na cidade, despertar a conscientização ambiental e, ao mesmo tempo, homenagear os profissionais do Direito, pois cada árvore plantada na praça do bairro irá representar um advogado.

Esta nova ação do projeto segue os moldes de edições anteriores, realizadas em 2017 e 2018, quando foram inauguradas a "Praça das Mães e das Mulheres" (na Praça João Paulo II - em frente à pista de skate do bairro Santa Felícia) e a "Praça dos Pais e dos Filhos" (próxima ao Shopping Iguatemi), com o plantio total de 250 árvores, que estão sendo cuidadas com os recursos arrecadados das pessoas que homenagearam entes queridos.

Com o sucesso das edições anteriores, a parceria foi ampliada e agora conta também com os esforços da OAB de São Carlos e da Associação de Moradores do Jardim Araucária, a qual, inclusive, já elaborou o projeto urbanístico para a nova praça. Além do projeto aprovado junto à Prefeitura de São Carlos, os moradores terão envolvimento direto na manutenção da área. "A participação de moradores é de suma importância para estabelecer uma ligação entre as pessoas que usam o espaço e as árvores. Eles participarão do plantio e dos cuidados pós-plantio. Essa interação aumenta as chances de estabelecimento das mudas, uma vez que cria um vínculo e um compromisso com a sobrevivência e o crescimento dessas plantas", avalia Andréa Lúcia Teixeira de Souza, professora do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da UFSCar e Coordenadora do projeto de extensão.

Para participar do projeto "Praça dos Advogados", os interessados devem fazer uma doação, no valor de R$ 150, indicando seu próprio nome ou o nome do advogado que deseja homenagear. É requisito obrigatório que o agraciado esteja (ou tenha sido) inscrito nos quadros da OAB; também será possível homenagear mais de uma pessoa, incluindo profissionais in memorian. O valor doado assegura o plantio de uma árvore, em nome do profissional, que será cuidada pelo prazo mínimo de dois anos, além da imortalização do homenageado por meio da inserção de seu nome na placa a ser instalada na praça. Todo o recurso arrecadado será investido no local.

"A arborização dos espaços públicos urbanos traz inegavelmente inúmeros benefícios para a população, não só em termos de conforto térmico e de umidade relativa do ar, mas também conforto visual e espiritual", defende a professora Andréa Teixeira. "Além disso, cidades com maior cobertura de vegetação têm mais diversidade de animais, especialmente de pássaros, abelhas e borboletas que contribuem para a saúde do ecossistema urbano. Mas uma das mais importantes contribuições talvez seja, segundo o professor Rodolfo Figueiredo [também do DCAm], o aumento da sensibilização das pessoas a respeito da importância da preservação ambiental para o bem-estar humano", conclui a docente da UFSCar.

Nesta terceira edição, serão plantadas 100 árvores, sendo 20 na praça do residencial e 80 nas ruas e avenidas do bairro, incluindo mudas de pitanga, araçá, goiaba, ipê-roxo, ipê-amarelo, ipê-branco, sangra-d'água, pau-viola, dedaleiro, canafístula, pata-de-vaca, aroeira e jacarandá. Segundo Teixeira, já foi realizada uma primeira visita técnica ao local. "Nas próximas semanas serão retiradas amostras de solo da área para análise de fertilidade para que possamos fazer as correções necessárias para o plantio". As mudas foram adquiridas pelo Rotary e estão sendo desenvolvidas no viveiro do DCAm até o final de novembro, quando está previsto o plantio. Na inauguração da "Praça dos Advogados", será realizado o descerramento da placa com os nomes dos homenageados.

Os interessados em contribuir devem entrar em contato com Celso Rizzo, integrante do Rotary Club, pelo e-mail crizzoad@terra.com.br ou pelo celular (16) 99101-2384 (também WhatsApp).

Leia Também

Últimas Notícias