sexta, 19 de abril de 2024
Saúde

Projeto de aluna da UFSCar irá avaliar mulheres com ou sem incontinência urinária e fecal

14 Ago 2018 - 09h27Por Redação
Projeto de aluna da UFSCar irá avaliar mulheres com ou sem incontinência urinária e fecal - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A fraqueza dos músculos do assoalho pélvico pode levar a incontinência urinária e fecal, prolapso de órgãos e disfunções sexuais. Assim, o projeto realizado pela aluna de mestrado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Jordana Barbosa da Silva, do Laboratório de Pesquisa em Saúde da Mulher, busca avaliar a função dos músculos do assoalho pélvico por meio de duas técnicas de avaliação. Estão convidadas a participarem mulheres de todas as faixas etárias (18 a 80 anos).

A avaliação ocorrerá em dois encontros, com intervalo de 7 a 10 dias entre as aferições. Durante o exame, a mulher passará por treinamento proprioceptivo, que pode auxiliar no aumento da conscientização dos músculos do assoalho pélvico por meio dos estímulos verbais.

Ao final do estudo, as voluntárias receberão uma cartilha de orientações contendo exercícios domiciliares para o assoalho pélvico, além do resultado da avaliação (qual a força dos músculos) e, em casos de presença de disfunções relacionadas ao assoalho pélvico, a participante será encaminhada para atendimento na Unidade Saúde Escola (USE) da UFSCar, para continuidade do acompanhamento.

SERVIÇO

Local das avaliações: Laboratório de Pesquisa em Saúde da Mulher (LAMU) / Departamento de Fisioterapia - UFSCar.

Contato

Ligações ou WhatsApp: (41) 99715-7179 (Jordana Barbosa da Silva)

Ligações: (16) 3351-9577

e-mail: jordanabsilva@gmail.com

Leia Também

Últimas Notícias