quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Projeto da UFSCar reorganiza biblioteca de Educação Infantil

Livros foram classificados por temas como família, animais e imaginação e catalogados com o uso de cores

29 Set 2015 - 11h24Por Redação
Espaço da Biblioteca da UAC reorganizado a partir de atividade de extensão realizada no primeiro semestre deste ano. Foto: Arquivo UAC - Espaço da Biblioteca da UAC reorganizado a partir de atividade de extensão realizada no primeiro semestre deste ano. Foto: Arquivo UAC -

Um projeto de extensão coordenado pela docente do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Luciana de Souza Gracioso promoveu a reorganização da biblioteca da Unidade de Atendimento à Criança (UAC) da Universidade. O acervo de aproximadamente mil livros foi objeto de estudo do grupo envolvido, que criou um novo modelo de organização, pensado para crianças em idade pré-alfabetização, até os cinco anos de idade.

Gracioso explica que a carência de modelos de organização de bibliotecas escolares para crianças nessa faixa etária estimulou o grupo a pensar em novas formas que fizessem sentido para as crianças, e que proposta foi construída em diálogo com a equipe da UAC e com base no referencial teórico da área. "A partir das características particulares da UAC, como público, tipo de acervo e proposta pedagógica, tivemos como objetivo aperfeiçoar alguns dos recursos de classificação, catalogação e indexação de acervos, para que permitissem o acesso, a manutenção autônoma, a dinâmica dos materiais e sua circulação. Assim, a categorização foi feita a partir do universo da criança e do acervo local. Todos os livros foram classificados por temas: família, amigos, animais, natureza, religião, imaginação, atividades, folclore e números. Usamos categorias que são do universo da criança, para que ela possa compreender. A classificação foi feita também sob diferentes perspectivas, permitindo formas diferentes de acesso, ou mesmo formas combinadas. Um professor que queira trabalhar com um livro que fale sobre cachorros e amizade, por exemplo, consegue buscar no acervo a obra que combine esses dois temas", conta a docente.

Cada categoria recebeu uma cor, utilizada em etiquetas afixadas nos livros que servem também para organização nas estantes. As obras também foram classificadas a partir de orientações literárias, quanto à estrutura textual - como história, poesia e teatro - e quanto a possíveis efeitos - amor, suspense, humor, aventura e amizade. Todas as informações catalogadas foram cadastradas utilizando ferramentas online, que possibilitam a consulta e também geraram indicadores do acervo, que permitem análises do material disponível. Além disso, foi confeccionado um catálogo manual para consulta e controle de empréstimos, solicitado pela própria equipe da UAC, pensando em uma forma simples e prática de realizar o controle. O grupo foi responsável também pela organização do espaço, de forma a criar um ambiente lúdico e agradável para as crianças, com almofadas e espaços de leitura. Gracioso destaca que o resultado da atividade está sendo apresentado em congressos da área, e que deve ser ponto de partida para pensar em outras atividades que envolvam as bibliotecas escolares.

Leia Também

Últimas Notícias