quinta, 28 de março de 2024
Plantio de 100 árvores

Projeto da UFSCar inaugura Praça dos Advogados no dia 10 de dezembro

05 Dez 2019 - 07h17Por Redação
Projeto da UFSCar inaugura Praça dos Advogados no dia 10 de dezembro - Crédito: Celso Rizzo Crédito: Celso Rizzo

Na próxima terça-feira, 10, acontece o evento de inauguração da "Praça dos Advogados", uma iniciativa conjunta entre o Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o Rotary Club de São Carlos - Pinhal, a Subseção de São Carlos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Associação dos Moradores do Jardim Araucária. O projeto tem como objetivos ampliar as áreas verdes na cidade, despertar a conscientização ambiental e, ao mesmo tempo, homenagear os profissionais do Direito, pois cada árvore plantada na praça do bairro irá representar um advogado.

Essa ação de arborização das áreas verdes públicas de São Carlos segue os moldes de edições anteriores, realizadas em 2017 e 2018, quando foram inauguradas a "Praça das Mães e das Mulheres" (na Praça João Paulo II - em frente à pista de skate do bairro Santa Felícia) e a "Praça dos Pais e dos Filhos" (próxima ao Shopping Iguatemi). O projeto de extensão tem a coordenação da professora Andréa Lúcia Teixeira de Souza, do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da Universidade.

HOMENAGEM

Para a realização do projeto, cada doador contribuiu com o valor de R$ 150, indicando o nome do advogado a ser homenageado. O valor doado assegurou o plantio de uma árvore, em nome do profissional, que será cuidada pelo prazo mínimo de dois anos, além da imortalização do homenageado por meio da inserção de seu nome na placa a ser instalada na praça. Todo o recurso foi angariado junto aos advogados e administrado pelo Rotary Club de São Carlos - Pinhal, em parceria com a Associação dos Moradores do Jardim Araucária, e será integralmente investido no local. Durante a cerimônia de inauguração da "Praça dos Advogados", será realizado o descerramento da placa com os nomes dos profissionais representados pelas árvores.

A terceira edição abrange o plantio de 100 árvores, sendo 28 na praça do residencial e 72 nas ruas e avenidas do bairro, incluindo mudas de pitanga, araçá, goiaba, ipê-roxo, ipê-amarelo, ipê-branco, sangra-d'água, pau-viola, dedaleiro, canafístula, pata-de-vaca, aroeira e jacarandá.

As mudas foram adquiridas pelo Rotary em fevereiro deste ano e encaminhadas ao Viveiro da UFSCar, aos cuidados da professora Andréa Teixeira, onde se desenvolveram e estão prontas para o plantio, que será feito por uma equipe especializada nesta quinta-feira, dia 5 de dezembro, já preparando a área do evento.

INAUGURAÇÃO

A inauguração da "Praça dos Advogados" é aberta ao público e acontece na praça do bairro residencial Jardim Araucária (Rua Benedito Aparecido dos Santos, s/n), a partir das 17h30. Estarão presentes autoridades - entre elas, José Galizia Tundisi, Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia -, moradores do bairro, além dos advogados homenageados e seus familiares. Durante o evento, que se estende até as 22 horas, haverá food trucks com opções de espetinhos e cervejas artesanais.

Leia Também

Últimas Notícias