terça, 16 de abril de 2024
Cidade

Programa Primeiríssima Infância conquista prêmio internacional

12 Mai 2014 - 21h02
0 - 0 -

Em evento realizado na semana passada, na sede do BID, em Washington nos Estados Unidos, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) foi a vencedora na categoria Best Innovation Award, pelo programa “Primeiríssima Infância”. O Prêmio ALAS-BID para a Primeira Infância, promovido pela Fundação América Latina en Acción Solidaria (ALAS) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) tem como objetivo reconhecer a inovação, a excelência e o investimento em programas que beneficiem a criança pequena na América Latina e Caribe.

Em São Carlos, o programa “Primeiríssima Infância: responsabilidade de todos”, foi implantado através de uma parceria da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal com a Prefeitura Municipal de São Carlos e Instituição Obras Sociais da Associação Espírita Francisco Thiesen. Iniciado em maio de 2010, o projeto já capacitou mais de 300 profissionais, que puderam repassar os conhecimentos adquiridos com as equipes de seus locais de trabalho, por meio de reedições, tornando-se agentes multiplicadores do conhecimento. No total, cerca de 1.400 profissionais puderam vivenciar as reedições.

Através do programa são realizadas capacitações de formação de educadores e cuidadores de creches, programa do desenvolvimento integral da criança de 0 a 3 anos, implantação de grupos de famílias grávidas e gestantes adolescentes, família de crianças de 0 a 3 anos, implantação de espaços lúdicos, clínica ampliada no pré-natal, clínica ampliada no puerpério, parto humanizado, grupos de reflexão e vivência e a “Semana do Bebê”, que se encontra na 4ª edição.

“Fico feliz pelo reconhecimento adquirido pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, e por São Carlos participar deste programa inovador com eficácia cientificamente comprovada. O Programa Primeiríssima Infância e todas as ações que realizamos, possibilita uma melhor qualidade de vida no presente e futuro das crianças, para que elas se tornam mais aptas para uma cidade melhor”, concluiu o Secretário Executivo do Programa Primeiríssima Infância em São Carlos, Natanael Alves da Silva.

O Programa foi o único projeto brasileiro selecionado que apresentou as características necessárias para concorrer ao prêmio, que ressaltou a importância de ações inovadoras, sustentáveis e replicáveis em qualquer cidade ou região, além do caráter integral e intersetorial que o sustenta. Para saber mais, sobre o projeto http://www.fmcsv.org.br/pt-br/

Leia Também

Últimas Notícias