quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Programa Futuro Cientista da UFSCar realiza evento voltado a estudantes dos ensinos Fundamental e Médio

13 Ago 2016 - 07h06Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

O Programa Futuro Cientista (PFC), do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realiza neste sábado, 13, a III Escola Preparatória para Futuros Cientistas (EPFC). O evento, que acontece anualmente no Campus Sorocaba, tem como objetivo principal apresentar a alunos dos ensinos Fundamental e Médio ferramentas e práticas necessárias para realização de pesquisa e exploração científica, desde a metodologia básica utilizada por cientistas até a rotina dos pesquisadores.

Ao longo do dia, serão realizadas palestras, desafios e um "show de ciências" para entreter os jovens e, ao mesmo tempo, ensinar princípios da ciência. Haverá também premiação aos estudantes conveniados do PFC que desenvolveram atividades, em suas escolas, ao longo do primeiro semestre de 2016.

A Escola Preparatória, portanto, fecha o primeiro semestre do Programa Futuro Cientista, durante o qual os alunos realizaram, uma vez por semana, em suas respectivas escolas, atividades multidisciplinares ligadas às ciências. A próxima etapa é o desenvolvimento, pelos estudantes, de um projeto científico para ser apresentado no "Encontro Regional de Futuros Cientistas", que acontece no final do ano no Campus Sorocaba da UFSCar.

"A proposta é dar uma chance a esses alunos. Pegá-los pela mão e levá-los até a universidade, uma 'adoção' mesmo. Não abrimos mão deles. Nem eu nem ninguém da equipe", enfatiza o coordenador do PFC, professor Fábio Leite, do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM) da UFSCar. Segundo ele, são requisitos para o jovem que quer participar não se envolver com drogas, ter boas notas e bom comportamento. "É distribuído a eles um 'manual do cientista', que envolve inclusive questões éticas e de postura", explica.

A partir de convênios com prefeituras, o Programa Futuro Cientista tem conseguido se expandir desde seu lançamento, em 2011, a várias cidades da Região Metropolitana de Sorocaba. Neste ano, participam do PFC jovens de Anhembi, Capão Bonito, Cesário Lange, Iperó, Itapetininga, Pilar do Sul, São Roque e Sorocaba.

TECNOLOGIA SOCIAL

Projeto de extensão da UFSCar, o PFC é uma tecnologia social certificada pela Fundação Banco do Brasil, de amplo alcance e baixo custo, que visa "adotar cientificamente" o estudante de baixa renda de escola pública ou de unidade de acolhimento institucional (abrigos e antigos orfanatos), com perfil e potencial para empreender e se tornar um cientista, investindo em sua formação básica e lhe preparando para superar as dificuldades e alcançar seus objetivos. "Encontrar futuros talentos para a ciência é o que move o PFC, que promove diversas atividades complementares ao ensino regular e acompanha de perto cada jovem em sua trajetória estudantil, promovendo a alfabetização científica", destaca o coordenador. Participam do programa alunos de escolas públicas e organizações não-governamentais (ONGs) que estejam cursando do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Mais informações estão no site do Programa Futuro Cientista, em www.futurocientista.net.

Leia Também

Últimas Notícias