quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Profissionais do Ano recebem homenagens da Aeasc

04 Abr 2016 - 06h14Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

O plenário da Câmara Municipal de São Carlos ficou lotado por familiares, autoridades e representantes dos mais variados setores da sociedade na última sexta-feira, 1, na sessão solene que marcou a entrega dos Prêmios Profissional do Ano, Acadêmico do Ano e Profissional Homenageado, da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos (Aeasc).

Nesta sua 21ª edição, o evento que faz parte do Calendário Oficial da cidade, homenageou como Profissional do Ano, pela primeira vez umgeólogo, Marcelo Roséli. "É um dia muito especial pois recebo esse prêmio numa cidade que é celeiro acadêmico, sou o primeiro geólogo agraciado! Há que se lembrar dessa data para sempre. A carga de emoção é muito grande.", declarou Roséli.O "Profissional do Ano" é aquele que mais se destacou no ano calendário, no exercício de suas atividades profissionais, desde que atuante no município de São Carlos, que seja possuidor de exemplar probidade profissional, bem como, conduta eminentemente humana no relacionamento de trabalho.

O engenheiro Silvio Coelho foi o Profissional Homenageado: "Uma homenagem desse tipo e desse porte representa o que o profissional almejava na vida. Porque você estuda, se forma, passa a exercer uma atividade profissional e quando recebe uma homenagem desse tipo você percebe que tudo aquilo que você fez não foi em vão. Houve um reconhecimento.", declarou. O "Profissional Homenageado" é escolhido como aquele que durante sua vida profissional tenha contribuído de forma notável para o desenvolvimento da área tecnológica e social.

Neste anoa AEASC criou mais uma categoria: "Acadêmico do Ano", para homenagear os Profissionais que atuam nas Instituições de Ensino da Engenharia, Agronomia e Arquitetura. Foi escolhido Simar Vieira de Amorim, engenheiro civil professor da UFSCar. "Eu que virei cidadão são-carlense, estou em São Carlos há 46 anos, sinto-me assim como minha família, muito emocionado. É ser reconhecido por seus pares. É muito importante!", afirmou Simar de Amorim.

As Homenagens Póstumas deste ano foram para oprof. Lafael Petroni, engenheiro e professor emérito da USP São Carlos, engenheiro de projeto e execução da Catedral de São Carlos, do Teatro Municipal e da sede social do São Carlos Clube entre outras obras; e Marco Giuliette, O professor Marco foi aluno e docente da Poli-USP no início de sua carreira, mas passou grande parte dela no IPT, onde foi pesquisador, docente e diretor, e também na UFSCar, onde era professor titular e Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa. Sua atuação em pesquisa era na área de cristalização industrial, onde desfrutava de reconhecimento internacional.

Vários vereadores estavam presentes na sessão solene presidida pelo vereador Marquinho Amaral. "Essas homenagens são uma forma de agradecermos a esses grandes profissionais que realizam um trabalho brilhante e que ajudam a construir nossa cidade.", afirmou o vereador.

Presente tambémàs homenagens, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura - CREA/SP, Francisco Kurimori disse que o momento é importante para engrandecer os bons exemplos que existem no país:"No momento em que o profissional é escolhido ele passa a ser referência onde ele milita e assim, os jovens profissionais usam-no como exemplo. Esses colegas nos deixam um legado a ser seguido. Principalmente de cidadania, de ética, de conduta, característica que no momento que vivemos ficam ainda mais importante.".

"Criamos o Acadêmico do Ano, estamos homenageando pela primeira vez um geólogo e o Silvio Coelho, que no meu entender já deveria ter recebido essa homenagem, mas fico feliz que seja na minha gestão. Além disso, nessa 21ª edição temos a coincidência de termos 3 homenageados que escolheram São Carlos como sua cidade e isso é importante para percebermos como se constrói uma cidade, abrigando grandes profissionais das mais variadas origens e que decidem fazer daqui sua terra.", afirmou Giuliano Cardinali, presidente da Aeasc.

Leia Também

Últimas Notícias