Profissionais da rede municipal de saúde, especificamente das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), juntamente com profissionais da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, participaram de treinamento no Centro de Simulação do Instituto Albert Einstein, na capital paulista, com temas e simulação realística de patologias de maior incidência na área de urgência e emergência.
O objetivo da Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Gestão do Cuidado Hospitalar (DGCH), é melhorar a qualidade da assistência médica e de enfermagem à população que utiliza a rede SUS. “A vivência prática da assistência de saúde de determinadas patologias permite que os profissionais envolvidos tenham a capacidade de identificar o mais breve possível os sinais e sintomas apresentados pelo paciente acometido pela gravidade permitindo que o tratamento seja iniciado com maior agilidade. A eficácia do primeiro diagnóstico e atendimento correto faz com que a probabilidade da melhora clínica sem sequelas aumente significativamente”, explica Fausto Rodrigo Sposito, diretor do Departamento de Gestão do Cuidado Hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde.
A capacitação permite que os colaboradores estejam aptos a exercer suas funções com excelência elevando consequentemente a qualidade do atendimento prestado à população de São Carlos. Os treinamentos fazem parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).