sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Professores da UFSCar recebem Prêmio Ciência-Tecnologia da Prefeitura em São Carlos

Premiação reconhece trabalhos que contribuem para divulgar a cidade como centro de difusão do conhecimento

23 Dez 2017 - 22h22Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Dois professores do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) receberam o Prêmio Ciência-Tecnologia, promovido pela Prefeitura Municipal de São Carlos. Os homenageados foram Ruth Kiminami, na categoria Pesquisador Sênior, e Piter Gargarella, na categoria Jovem Pesquisador.

Na modalidade Jovem Pesquisador, também foi premiado o pesquisador da Embrapa Instrumentação Daniel Corrêa, que é professor colaborador na UFSCar. Houve uma terceira categoria de premiação, a de Professor de Ciências, e quem venceu foi Mariana Borges, da Escola Municipal Carmine Botta. Completando a lista, Luiz Henrique Mattoso, da Embrapa Instrumentação, recebeu o prêmio na categoria Pesquisador Sênior, e Bianca Vigna, da Embrapa Pecuária Sudeste, na categoria Jovem Pesquisador. Todos os premiados receberam uma placa e serão homenageados em uma sessão solene na Câmara Municipal, em 2018.

A solenidade de premiação teve a presença de diversos cientistas e dirigentes de instituições de pesquisa e universidades públicas e privadas. Representando a Reitoria da UFSCar, estava a Pró-Reitora de Pós-Graduação, professora Audrey Borghi e Silva. O vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências, João Fernando Gomes Oliveira, prestigiou o encontro.

A Comissão de Avaliação do Prêmio foi formada por Vanderlei Bagnato, representante da Universidade de São Paulo (USP), Edgar Dutra Zanotto, da UFSCar, Dorival Milani, do Centro Universitário Central Paulista (Unicep), e os secretários municipais Antonio Ferraz (Transporte e Trânsito), Carlos Eduardo Colenci (Saúde), Giuliano Cardinali (Habitação e Desenvolvimento Urbano), Helena Antunes (Administração e Gestão de Pessoal); Orlando Mengatti Filho (Educação) e Roberto Paulo Ignatios (Planejamento e Gestão).

Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Galízia Tundisi, "o prêmio é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos professores e pesquisadores que contribuem para divulgar a ciência e a cidade de São Carlos como centro que atrai e difunde conhecimento para o mundo inteiro". Tundisi também disse que a premiação é uma forma de fazer com que jovens compreendam a importância da ciência, da tecnologia e da inovação, para melhorar, cada vez mais, a qualidade de vida de toda a população.

Leia Também

Últimas Notícias