quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Professora da UFSCar está entre as 100 mulheres cientistas de maior sucesso na área de cerâmica e vidro do mundo

27 Fev 2016 - 06h30Por Redação
Professora Ruth Kiminami, do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar. Foto: Adriana Arruda - Professora Ruth Kiminami, do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar. Foto: Adriana Arruda -

A professora Ruth Herta Goldschmidt Aliaga Kiminami, do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), foi indicada como uma das 100 mulheres cientistas e engenheiras de maior sucesso na área de cerâmica e vidro do mundo, sendo uma das três únicas citadas da América do Sul. Os perfis das mulheres selecionadas foram publicados no livro "Successful Women Ceramic and Glass Scientists and Enginneers - 100 Inspirational Profiles", de Lynnette Madsen, neste mês de fevereiro. Em sua obra, Madsen fornece motivação e inspiração aos leitores, já que apresenta uma perspectiva de mulheres bem sucedidas e aborda suas biografias, bem como principais trabalhos, realizações e acontecimentos de suas carreiras.

A professora Ruth conta que este reconhecimento internacional lhe trouxe felicidade e gratidão. "É uma alegria muito grande ter esta indicação após 30 anos de carreira e dedicação. Sinto gratidão por todos que passaram pela minha vida e me auxiliaram neste caminho - familiares, amigos, colegas de trabalhos, alunos e mestres", afirma. A docente lembra que, assim que entrou no curso de graduação em Engenharia de Materiais na UFSCar, em 1973, percebeu que a área de cerâmica já lhe chamava a atenção. "Desde então, dei continuidade aos estudos nesta área com o mestrado e o doutorado. Anos mais tarde, voltei à UFSCar como docente do DEMa. O que possibilitou maior impacto no resultado de minhas pesquisas ao longo desses anos foi o fato de trabalhar com uma técnica inovadora de queima de cerâmica por microondas, que promove queima em tempo bem reduzido e consequentemente uma economia de energia", conta.

Para a docente, ser selecionada pela publicação internacional também se deve ao fato de pertencer à UFSCar, que é conhecida por sua excelência em pesquisa, ensino e extensão. "Além disso, a Universidade engloba recursos humanos competentes - tanto técnico-administrativos como docentes e alunos -, algo que se configura como um elemento muito importante para podermos alcançar bons resultados em pesquisa na área de materiais cerâmicos", relata.

Com este reconhecimento, a expectativa de Ruth é servir de exemplo para novos professores na Universidade. "A UFSCar, e particularmente o DEMa, estão vivendo um momento muito especial com a renovação de seu corpo docente. Gostaria que esse meu reconhecimento inspirasse essas pessoas para que deem continuidade às linhas de pesquisa em que atuo e aos laboratórios da área de cerâmica. Além disso, pretendo continuar atuando na área, ensinando e aprendendo na Universidade", assegura.

Para as mulheres cientistas do Brasil que estão lutando por espaço e reconhecimento na área acadêmica, Ruth aconselha: "Sigam seus sonhos com grande otimismo, perseverança e confiança. Além disso, mantenham sempre o equilíbrio entre vida profissional, familiar e espiritual. Ter apoio familiar incondicional foi de extrema importância em meus êxitos profissionais", ressalta.

O livro "Successful Women Ceramic and Glass Scientists and Enginneers - 100 Inspirational Profiles" está disponível para compra e mais informações podem ser obtidas em http://bit.ly/1QIbMfr.

SOBRE RUTH KIMINAMI

A professora Ruth possui graduação em Engenharia de Materiais pela UFSCar, é mestre em Engenharia de Processos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Doktor-Ingenieur pela RWTH - Aachen, da Alemanha. Foi professora da UFPB de 1981 a 1990 e hoje é professora titular do DEMa, onde trabalha desde 1990.

É revisora de revistas internacionais renomadas, como "Journal of the European Ceramic Society", "American Ceramic Society", "Journal of Magnetism and Magnetic Materials" e "Journal of Materials of Science" e "Materials Research", e autora de mais de uma centena de trabalhos em periódicos indexados. A docente atua principalmente em temas como síntese de pós cerâmicos, nanomateriais e processamento de cerâmicas em microondas.

Leia Também

Últimas Notícias