sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Professor da USP Glaucius Oliva é o novo ­Presidente do CNPq

11 Jan 2011 - 16h43

O Professor Glaucius Oliva, do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo, foi indicado como o novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Graduou-se como engenheiro eletricista eletrônico em 1981 na USP, fez mestrado em física também na USP, na área de cristalografia, e doutorou-se na University of London (Inglaterra), também com especialização em cristalografia. É professor da USP desde 1981. Em 2000 estabeleceu o Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural no âmbito do programa “Centro de Pesquisas, Inovação e Difusão” (CEPID) da FAPESP, do qual é diretor. Os grupos de pesquisa do IFSC-USP nos quais o Prof. Glaucius Oliva atua são reconhecidos nacional e internacionalmente na área de cristalografia, química medicinal e planejamento de fármacos.

Em 2009 foi candidato a reitor da Universidade de São Paulo, tendo sido eleito para a lista tríplice juntamente com o atual reitor, Professor João Grandino Rodas (indicado pelo então governador José Serra), e o Professor Armando Corbani Ferraz. Até sua indicação como Presidente do CNPq, Glaucius Oliva vinha atuando como diretor de Programas Horizontais e Instrumentais do CNPq, na área de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais.

A Folha

Leia Também

Últimas Notícias